Mulheres que governam países



Faz 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Direito obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, essa conquista não foi completa, pois apenas as mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria podiam votar.

Essas restrições foram banidas no Código Eleitoral de 1934. Entretanto, o código não tornava voto feminino obrigatório. Apenas o masculino o era. Em 1946, o voto feminino, sem restrição passou a ser obrigatório.

O direito do voto feminino começou em 1927, no Estado do Rio Grande do Norte. Esse Estado foi o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem.

Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães - de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias” para todo país.

O Brasil já teve 31 Presidentes homens, mas há muitos anos as mulheres ocupam cargos políticos. Há mulheres Vereadoras, Deputadas Estaduais e Federais, Senadoras, Prefeitas, Governadoras, enfim, para a consolidação definitiva das mulheres no âmbito governamental brasileiro, só faltava para elas, a chegada de uma mulher ao mais alto cargo da nação, à Presidência da República. Essa conquista, aconteceu neste domingo dia que entrará para história da política brasileira. Esse cargo já é ocupado por outras mulheres em muitos países. Veja a lista dos países que são governados por mulheres.

Você poderá gostar também:

Veja na íntegra:  Primeiro pronunciamento da presidente eleita, Dilma Rousseff (Rede Globo)


Biografia - Dilma Rousseff
Mulheres que mais se destacaram na história



Parte do pronunciamento em que Dilma se emociona ao falar de Lula:




Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com