Transtornos globais do desenvolvimento



Aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses).

Autismo Clássico

autismo é um distúrbio congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que se manifesta nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um comprometimento das relações interpessoais diversas alterações de linguagem e dos movimentos.

Síndrome De Asperger

É uma síndrome que está relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum comprometimento no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem.

Síndrome De Rett

É uma anomalia de ordem neurológica e de caráter progressivo que acomete em maior proporção crianças do sexo feminino, sendo hoje comprovada também em crianças do sexo masculino. Compromete crescimento craniano, acarreta em regressão da fala e das habilidade motoras adquiridas, em particular o movimento ativo da mão, há alteraçõe comportamentais, aparecimento de crises convulsivas em 50 a 70% do casos, alterações respiratórias e do sono e constipação intestinal.

Deficiência Mental/Intelectual segundo AAMR ( Associação Americana de Retardo Mental) "é uma incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e limitações significativas expressadas nas habilidades de adaptação práticas, sociais e conceituais (ex: saber cuidar-se, auto confiança e interagir socialmente). As limitações comportamento adaptativo afetam a vida diária e a capacidade de adaptação das mudanças de vida e exigências do meio ambiente. A deficiência mental deve ser evidente durante o período de desenvolvimento geralmente considerado desde a concepção até a idade de 18 anos" (Luckasson, 2002).


"Funcionamento adaptativo refere-se ao modo como os indivíduos enfrentam efetivamente as exigências comuns da vida e o grau em que satisfazem os critérios de independência pessoal esperados de alguém de seu grupo etário, bagagem sócio cultural e complexo comunitário específicos."

Dificuldade de Aprendizagem

"Podem ser compreendidas como uma descompensação do processo de aquisição do conhecimento" (Pain, 1992). Ou pode alargar o conceito para, "não só a aquisição, como para utilização das informações na habilidade de solução de problemas" (Vallet, 1977). Assim portanto "uma falha na aprendizagem implica em existir alterações dos padrões de aquisição, assimilação e transformação seja por motivos internos ou externos" (Ciasca, 1994)"


Os alunos com dificuldades de aprendizagem incluem problemas mais localizados nos campos da conduta e da aprendizagem, dos seguintes tipos:

- Atividade motora: hiperatividade ou hipoatividade, dificuldade coordenação;

- Atenção: baixo nível de concentração, dispersão;

- Área matemática: problemas em seriações, inversão de números, reiterados erros de cálculo;

- Área verbal: problemas na codificação/ decodificação simbólica irregularidades na lectoescrita, disgrafías;

- Emoções: desajustes emocionais leves, baixa auto-estima;

- Memória: dificuldades de fixação;

- Percepção: reprodução inadequada de formas geométricas, confusão entre figura e fundo, inversão de letras;

- Sociabilidade: inibição participativa, pouca habilidade social, agressividade.


Transtorno Desintegrativio Da Infância (Psicose Infantil)

É um transtorno de personalidade dependente do transtorno da, organização do eu e da relação da criança com o meio ambiente.

Deficiência Física Neuromotora

O aluno com deficiência física neuromotora é aquele que apresenta diferentes modos de comunicação oral e escrita, de locomoção requer a organização do contexto escolar no acesso ao currículo, por meio de recursos pedagógicos adaptados para o uso de uma comunicação alternativa.
Definição clínica da deficiência física neuromotora: Comprometimento motor acentuado, decorrente de seqüelas neurológicas que causam dificuldades funcionais nos movimentos, na coordenação motora e na fala.

De acordo com Gilmar de Carvalho Cruz, "Assumir a presença de um aluno com algum tipo de deficiência em uma escola regular, tendo como foco sua aprendizagem escolar, é assumir a necessidade de evolução da própria escola. O assunto adquire maior densidade à medida que a idéia de inclusão pode implicar na exclusão de pessoas com necessidades especiais inseridas em um determinado processo de escolarização. A presença física de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais em escolas e classes regulares está longe de significar a assunção da responsabilidade profissional das unidades escolares e sistemas de ensino quanto ao atendimento desses alunos". Reflita sobre a afirmação do autor no sentido de implementar ações para enfrentar, com responsabilidade, o desafio da inclusão educacional.

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