Como ter a pele linda sempre em todas as idades?



Que mulher não quer uma pele de bebê? Mas uma pele nutrida e sem manchas depende de bons cuidados, que devem ser mantidos ao lon­go dos anos, para que surtam efeito no futuro. É preciso ficar atenta, pois com o passar dos anos a pele muda e começa a exigir novos hábitos.

O único que continua igual, independen­temente da idade, é o uso diário de protetor solar. "A face é um local que fica ex­posto o tempo todo, e por isso deve estar sempre protegida com um fator de pro­teção adequado para cada tipo de pele. Os protetores previnem o aparecimento de manchas, ajudam a tratar doenças que pioram com o sol e protegem as fibras que dão sustentação à pele", explica Selma Helene, membro da Sociedade Brasilei­ra de Dermatologia (SBD). 

Isso é válido para todas as idades, mas é importante que o fator solar au­mente com o passar dos anos. "As peles mais velhas ficam mais finas e perdem oleosidade, que é uma proteção natural. Essas carac­teristicas aumentam o risco de câncer de pele", afirma a der­matologista Julia Costa. Além do protetor, o ideal nesta fase é usar cremes anti-idade, que, além de preencher os sulcos da pele, equilibram a hidratação.

Já as peles mais jovens, ape­sar de serem mais elásticas e vi­çosas, sofrem com as variações hormonais típicas da idade. "São hormônios do crescimen­to, sexuais, entre outros, que es­tão sendo regulados. Isso pode provocar oleosidade e, conse­quentemente, o aparecimento de cravos e espinhas. Cuidados com a higiene e hidratação po­dem sanar o problema, mas se a manifestação se intensificar, é necessário procurar um médi­co", diz Julia.

A pele adulta, apesar de estar livre da oleosidade das adolescentes, já começa a pedir cuidados anti-idade. "É bom começar a preverur as rugas cedo. Se houver manchas e ci­catrizes superficiais, é bom tirar com um peeling, para que elas não aumentem. E preciso ficar atenta, pois a partir dos 45 anos a pele começa a produzir me­nos gordura", ensina Julia.

Quanto aos cremes que pre­vinem o envelhecimento, é im­portante respeitar a indicação etária. "Uma pessoa jovem não deve usar um anti-idade para uma pessoa de 60 anos, porque a gordura concentrada pode causar acne e os ácidos de ação antirrugas podem manchar a derme", alerta a médica.

Cuidando da pele em cada fase da vida:

Aos 20anos:

Use sabonete específico para a pele duas vezes ao dia, protetor solar de dia e hidratante à noite - ambos sem óleo. Para peles secas, um tônico, e para as oleosas, adstringente.

Aos 40 anos:

A pele começa a perder elasticidade, então procure cremes anti-idade. A limpeza diária pode ser feita com sabonete especial ou com esfoliante leve.

Aos 60 anos:

Alem da perda da elasticidade ser mais avançada, a pele fica mais seca. Use sabonete neutro na limpeza e um hidratante indicado para sua idade.






Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com