Como lidar com a pressão da escola ou faculdade



Limpe seu quarto! Dê comida para o cachorro! Nao me apareça com notas baixas! Às vezes parece que as pressões que você sofre são tão grandes a ponto de esmagá-la. Agora que você já não é criança, os adultos com quem convive esperam que você assuma responsabilidades maiores. E chega uma hora em que você começa a desejar voltar aos tempos menos difíceis da infância.

A pressão é parte da adolescência e da idade adulta, mas você pode reduzir bastante o impacto que ela exerce em sua vida.

Veja como:

a) Estabeleça prioridades. Saiba o que é realmente importante para você e empregue nesse projeto a maior parte de seu tempo. Digamos, por exemplo, que sua prioridade número um seja obter uma média mais alta nas notas da escola. O que deve fazer, então, é passar a maior parte de seu tempo atendendo a essa prioridade, es­tudando mais ou fazendo trabalhos extras. As pessoas se sentem pressionadas quando, lá no fundo, sabem que estão desperdiçando seu tempo em coisas que nada têm a ver com seus reais objetivos. Mesmo que não esteja com vontade, obrigue­-se a concluir primeiro as tarefas mais importantes. Mais tarde, vai agradecer a si mesma por ter agido dessa forma!

b) Descubra o que a motiva. Você é daquelas que deixam para fazer os trabalhos de escola na noite anterior ao dia da entrega? Você se concentra melhor em uma biblioteca silenciosa ou em um canti­nho aconchegante de seu quarto? Quando você compreende a forma como sua mente e seus hábitos de estudo trabalham, pode planejar e tirar o máximo proveito de seus esforços. Por exemplo, se você costuma adiar os trabalhos para o último minuto, pode assumir con­sigo mesma o compromisso de escrever um pouco todos os dias.

c) Elabore um cronograma pessoal e seja fiel a ele. Muito bem, você tem três semanas para estudar para um exame. Em vez de se sentir tão pressionada a ponto de se desesperar, que tal assu­mir o controle da situação e organizar seu horário de estudo? Use sua agenda e elabore um cronograma de estudo.
Escreva na agenda, por exemplo, "19h - 20h - estudar matemática" em todos os dias até a data da prova. Se achar que precisa estudar mais na semana anterior à prova, amplie seu horário de estudo nesses dias.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com