Perguntas e respostas sobre o amor



P: Como posso saber se estou realmente apaixonada?

R: Às vezes é bastante difícil, até mesmo para os adultos, dis­tinguir entre estar apaixonada por uma pessoa e amar uma pessoa. Geralmente é o tempo que fornece a resposta a essa dúvida. A paixão é de curta duração e envolve diversas reações físicas, como coração acelerado, dificuldade para engolir e sensação de "frio na barriga". Amar significa que você levou algum tempo para co­nhecer essa pessoa, e também que você a respeita, se preocupa com ela e tem interesses em comum com ela.

P: Os garotos da escola prestam mais atenção nas meninas que se vestem e se comportam de maneira sexy. Às vezes me sinto mal com minha aparência, e tenho medo de jamais ter um relacionamento pois os meninos parecem se importar apenas con a aparência das garotas. Há algo que eu possa fazer para aca­bar com esses sentimentos, fora me vestir e agir como aquelas outras meninas?

R: Muitos sociólogos concordam com você: os homens real­mente dão uma grande importância à aparência física de suas parceiras. As pesquisas que estudam as ondas mentais, por exem­plo, indicam que os homens têm suas impressões muito mais orientadas pela visão que as mulheres, que tendem a focalizar atenção mais no que ouvem do que no que vêem. Outros pesqui­sadores chegaram à conclusão de que o enfoque masculino beleza feminina vem desde o tempo das cavernas, quando os h mens primitivos precisavam avaliar rapidamente a saúde fertilidade de suas parceiras potenciais. Certos sociólogos argu­mentam que praticamente todo mundo, seja de que sexo for, reparanas mulheres bonitas ou em qualquer pessoa que esteja usando roupas que chamem a atenção.

Como a maioria das mulheres, entretanto, muitos homens estão preocupados também em encontrar uma garota que seja bonita tanto por dentro quanto por fora. Os homens querem uma parceira com personalidade afável, senso de humor, boa capacidade de comunicação e alguns inte­resses em comum.
A preocupação com a própria aparência é normal, principalmente enquanto seu corpo está passando por importantes mutações de amadure­cimento. Cuidar bem de sua saúde física por meio de uma boa alimentação, do repouso suficiente, de uma boa higiene e de exercícios adequados intensifica sua confiança em relação a seu eu exterior". Mas é ainda mais importante que você desenvol­-a belos traços interiores (como a sinceridade, a lealdade e o aperfeiçoamento de seus talentos) que a ajudarão a ter um ex­celente relacionamento consigo mesma. Somente então você será capaz de atrair e conservar a seu lado um rapaz que mereça seu mpo e sua atenção.

P: Socorro! Estou realmente confusa sobre o que fazer. Um garato de quem gosto muito me disse que, se eu lhe permitir algumas ­"intimidades ", ele vai ser meu namorado para valer. Tenho do de que, se eu não fizer o que ele quer, ele me deixe de lado não olhe mais para mim. Mas estou apavorada também porque ie está com pressa demais para mim. O que devo fazer?

R: Em primeiro lugar, você jamais deve fazer qualquer coi­-- que a faça se sentir mal. Se para isso tiver de romper com o garoto, rompa! Você precisa também saber que essas "intimi­dades" - beijos e abraços - podem levar a outras carícias mais intensas e ainda mais íntimas, para as quais você ainda não está emocionalmente preparada.

P: Meu irmão diz que tudo o que os rapazes querem é sexo.
Eu não acredito nisso. Por que um garoto diria que me ama, se não fosse verdade?

R: Para os garotos, o namoro é uma experiência mais física do que emocional. Os adolescentes estão passando por intensas transformações hormonais que os fazem desejar ter experiências sexuais. Para a maioria das garotas, em contrapartida, o namoro provoca sentimentos românticos. Dessa forma, os garotos costu­mam dizer às garotas certas frases para pressioná-las a concordar com maiores "intimidades", geralmente contrárias aos impulsos românticos femininos. Dentre as pressões mais comuns encon­tram-se as seguintes:

"Se você não fizer sexo comigo, está tudo acabado entre nós."

"Já que vamos mesmo nos casar um dia, não há mal algum em começar a fazer sexo desde agora."

"Se você realmente me amasse, faria o meu gosto e me deixaria ir até o fim."

Não acredite nem por um segundo nesse "papo furado"! É evidente que um garoto que tenta manipular uma menina para obter um contato físico não é digno de confiança. O rapaz que utiliza esse tipo de pressão com as garotas não está preparado para um relacionamento estável. Com certeza namora com uma meni­na na sexta-feira e, no sábado, já está saindo com outra. O envolvimento com um garoto desses não compensa um "coração partido" e uma possível doença venérea ou gravidez, somente para satisfazer um desejo de um garoto insaciável. O sexo é um assunto muito complexo, repleto de implicações emocionais e físicas. O livro Meu Corpo Cresce Comigo é um material de consulta para que você possa aprender mais a respeito da sexualidade.

P: Às vezes fico deprimida porque gosto de verdade daquele garoto da escola, mas ele nem sequer repara em mim. Será que fica feio para uma garota pedir a um rapaz o número do telefo­dele?

R: Cada rapaz tem seu próprio jeito de ser. Certos garotos entusiasmados quando a menina toma a iniciativa; para outros, uma atitude dessas os faz "esfriar" completamente. A melhor ­forma de você se aproximar dele é demonstrar seu interesse sorrindo e dizendo "Oi". Se, porém, você realmente deseja falar com ele ou convidá-lo para sair, essa é então uma faceta de sua sonalidade que você não deve tentar ocultar. Afinal de contas, garoto certo para você é aquele que não se ofende nem se intimida diante de sua verdadeira personalidade. É bom que, desde o princípio, ele fique sabendo quem você é!

P: Tem uma menina na escola que vive caçoando de mim que ainda sou virgem. Essa situação me deixa muito pertubada me faz sentir anormal, já que muitas de minhas colegas já foram até o fim. Será que devo ser considerada uma boba por ainda ser virgem?

R: Não, de forma alguma - embora suas preocupações se­perfeitamente normais. Muitos rapazes e garotas com idéias saudáveis e em perfeita harmonia com os tempos modernos acham que se deve guardar a virgindade para oite de núpcias. A virgindade é como um presente valioso a esposa oferece ao marido, bem como uma forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Além disso, a maioria das pessoas somente se torna preparada para enfrentar - profundas responsabilidades e emoções ligadas ao relacionam­ento sexual quando já têm idade para se casar. O prazer do relacionamento sexual é também intensificado pela profunda ligação afetiva, confiança e amor que você com certeza terá com seu futuro marido.

P: Apesar de termos acabado tudo há dois meses, não consi­go parar de pensar em meu ex-namorado. Como faço para esquecê-lo?

R: Leva algum tempo para você se recuperar do rompimento de um relacionamento afetivo, principalmente se aquele foi seu primeiro amor. As circunstâncias que envolvem o rompimento também determinam a extensão do tempo de que seu coração ne­cessita. Se foi ele que desmanchou com você, ou se você descobriu que ele a enganava, o sentimento de perda se mistura a outras dolorosas sensações de humilhação, traição ou raiva. Dê algum tempo a si mesma. Você pode apressar o processo de cura evitando todo e qual­quer contato com esse ex-namorado, e evitando também todas as músicas, lugares ou filmes que a façam se lembrar dele - pelo menos durante algum tempo. Quando menos esperar, aquela me­lodia que você considerava "a nossa canção" vai se transformar em apenas mais uma música interessante para dançar. Para alivi­ar o coração, converse com uma amiga em quem confie sobre seus sentimentos. Ou escreva em seu caderno de pensamentos cinco motivos pelos quais ele não é o namorado ideal para você, e escreva também sobre seus diferentes sentimentos em relação ao rompimento. Tente não passar muitas horas isolada em seu quarto, e não desperdice seu tempo lamentando-se pelos cantos. Em vez disso, levante a cabeça e arranje o que fazer! Comece um novo passa­tempo, faça novas amizades ou entre para um time esportivo. Seja como for, porém, não vá se atirando de cabeça em um novo rela­cionamento romântico logo de cara. Dê a suas emoções algum tempo para se recuperarem, senão sua tristeza poderá contaminar qualquer novo relacionamento.

P: Contei à minha melhor amiga que estava apaixonada por aquele garoto da sala ao lado. Agora ela está flertando com ele feito louca e fazendo tudo para chamar a sua atenção. Será que
devo deixar de ser amiga dela.

R: Um dos motivos de você e essa menina terem se tomado amigas foi em pri­meiro lugar porque partilham dos mesmos interesses e pre­ferências. Não é de admirar, portanto, que você e ela gos­tem do mesmo tipo de garoto! A maioria das ami­gas, no entanto, têm entre si acordos tácitos (ou seja, que não precisam ser expressos em pala­vras) que determinam que as duas não competirão uma com a outra por um namorado. Antes de acusá-la de estar traindo sua amizade, converse com sua amiga e verifique se ela a compreen­deu bem quando você lhe contou a respeito do que sente pelo garoto. Uma amiga de verdade desiste imediatamente de um ra­paz assim que descobre que a outra começou a gostar dele primeiro. Se, mesmo assim, ela insistir em tentar conquistá-Io, é melhor que você avalie com cuidado se vale a pena continuar a ser amiga dela.

P: Estou gostando de dois garotos ao mesmo tempo. Como isso pode ser possível?

R: Quando começa a reparar no sexo oposto, você se sente atraída por uma ampla variedade de fatores. Um determinado ra­paz pode atraí-la pela aparência física e pela semelhança com o ator de televisão de quem você mais gosta. Outro pode deixá-la encantada por causa de sua personalidade afetuosa e extroverti­da. Toda vez que desenvolve sentimentos românticos por um garoto, você aprende mais e mais a respeito daquilo de que gosta e de que não gosta. Ter consciência dessas coisas é conhecer melhor a si mesma. E esse autoconhecimento vai ajudá-la, um dia, a escolher o companheiro certo para se casar.
Nesse meio tempo, faça tudo o que puder para se manter à distância de desagradáveis triângulos amorosos. Evite, por exem­plo, mentir para um garoto para poder estar com outro. Se não tiver certeza de que está disposta a investir cem por cento de seu tempo em um único rapaz, tente definir com mais clareza seus sentimentos sobre os garotos que poderão se tomar seus namora­dos. Sendo sincera consigo mesma e com os outros, você não correrá tanto risco de se sentir perturbada ou confusa por gostar de mais de um garoto ao mesmo tempo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com