Portanto, no momento, a definição de inteligência é mais específica no sentido de identificar um conjunto de capacidades, aptidões, dons e habilidades. Não se diferenciando dos conceitos antigos, mas apenas sendo mais claro e definido em cada caso específico de aplicação. Além de tudo, com comprovações experimentais.
O mais importante é que com essas descobertas vimos confirmar tudo o que já afirmamos anteriormente, de que não se pode educar em série. Assim propomos a verdadeira educação familiar, escolar e social, onde cada indivíduo seja orientado de acordo com a sua identidade e não como uma parte do todo.
Outros autores definiram as inteligências dividindo-as em dois grupos, ou seja: racionais-cognitivas e emocionais. Isso em função da parte do cérebro em que elas se situam, ou seja: hemisfério esquerdo, as racionais-cognitivas e hemisfério direito, as emocionais.
As sete inteligências são assim definidas: musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, lingüística, espacial, interpessoal e intrapessoal.
Inteligência musical: pesquisando alguns destaques na música, percebemos claramente uma tendência e habilidade para o desenvolvimento da mesma. Dessa forma, os casos de crianças que sem contatos anteriores com instrumentos musicais, em pouco tempo, tocavam com facilidade. O mesmo se percebe em crianças com algum tipo de deficiência, que conseguem tocar maravilhosamente um instrumento
musical, mas não conseguem falar. Isto enfatiza a independência da inteligência musical.
As considerações destas evidências sugerem que a capacidade musical é mais desenvolvida como uma inteligência. Mesmo que a capacidade musical não seja considerada uma capacidade intelectual como a matemática, ela se qualifica através dos critérios citados. Contudo, toda criança é dotada dessa inteligência. O que pretendemos colocar é a facilidade com que se manifesta e se desenvolve em determinados indivíduos. Combina com profissões que envolvam instrumentos e interpretações musicais.
Inteligência corpóreo-cinestésica: o movimento é considerado sob um novo ponto de vista. Devido a erros e malentendidos sempre foi tido como algo menos nobre do que realmente é, especialmente o movimento da criança, que foi negligenciado no campo educacional, onde somente a educação física levou em consideração o movimento, mas sem reconhecer a sua essência como inteligência. Observando os animais, vemos que seu comportamento só se exprime através dos movimentos. Logo, não devemos deixar de lado, exatamente com relação ao ser humano, esta particular expressão da sua vitalidade. Os músculos são considerados como integrantes do sistema nervoso, que em todas as suas partes coloca o ser humano em relação com o seu ambiente. Aí está por que é denominado de sistema de relação: coloca a pessoa em comunicação com o mundo inanimado e animado, e conseqüentemente, com os outros indivíduos, de tal forma que, sem ele não existiriam relações entre o indivíduo e a sociedade. O controle do movimento corporal está, evidentemente, localizado no córtex motor, com cada hemisfério dominante ou controlador dos movimentos corporais, no lado inverso do corpo. Nos destros, a dominância desse movimento normalmente é encontrada no hemisfério esquerdo, e nos canhotos, o contrário. A capacidade de realizar movimentos quando dirigida para fazê-los, pode estar prejudicada mesmo nos indivíduos que podem realizar os mesmos movimentos reflexivamente ou numa base involuntária. A existência de uma apraxia específica constitui uma linha de evidência de uma inteligência corporal-cinestésica .
Nas pesquisas, se comprova que uns se desenvolvem bem em uma determinada atividade e outros noutras. Muitos tentaram jogar futebol e não obtiveram bons resultados, e outros conseguiram com facilidade. Assim, o mesmo acontece em todos os esportes, na dança, na mímica e em todas as atividades corporais e manuais.
A evolução dos movimentos especializados do corpo é uma vantagem óbvia para as espécies, e nos seres humanos, esta adaptação é ampliada através do uso de ferramentas. O movimento corporal passa por um programa de desenvolvimento claramente definido nas crianças. E não há dúvida de sua universalidade entre as culturas.
Como foi colocado anteriormente, as inteligências funcionam combinadas e o desenvolvimento de uma pode ativar outras. Quando se observa com atenção o desenvolvimento da criança, torna-se evidente que a estimulação dos movimentos, desenvolve e aperfeiçoa todas as demais faculdades. As profissões que combinam são aquelas que envolvem habilidades e agilidade do corpo.
Inteligência lógico-matemática: se caracteriza pelo domínio dos raciocínios lógicos e dedutivos e pela compreensão de modelos matemáticos. Dois pontos essenciais desta inteligência são perceptíveis. Em primeiro lugar, quem a tem mais desenvolvida, tem o processo de resolução do problema em geral surpreendentemente rápido e o outro é a natureza não- verbal da inteligência. A solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada. De fato, o processo de solução pode ser totalmente invisível, inclusive para aquele que resolve o problema. As descobertas do tipo repentino, também chamadas geniais e o fato de isso acontecer mais freqüentemente com algumas pessoas, nos mostra o funcionamento da inteligência lógico- matemática.
As pesquisas comprovam que certas áreas do cérebro são mais importantes do que outras, no cálculo matemático. Tem pessoas deficientes que realizam grandes façanhas de cálculo, sem qualquer eficiência na maioria das outras áreas. Crianças prodígios em matemática existem em grande número. O desenvolvimento desta inteligência nas crianças foi estudado, definido e documentado por Jean Piaget. As profissões, nas quais as pessoas que se identificam mais por esta inteligência, estão ligadas à matemática, à física, à estatística e à economia.
Inteligência Lingüística: é a habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal em suas formas oral e escrita. Manifesta- se na forma criativa de lidar com as palavras. Existe uma área específica do cérebro, que é responsável pela produção de sentenças gramaticais. Uma pessoa com dano nesta área pode compreender palavras e frases bastante bem, mas tem dificuldade em juntar palavras em algo além das
frases mais simples. Ao mesmo tempo, outros processos de pensamento podem estar completamente inalterados.
A linguagem é universal, e seu desenvolvimento nas crianças é surpreendentemente constante em todas as culturas. Pela observação de crianças surdas, se percebe que normalmente, mesmo não sendo ensinadas, elas criam sua própria linguagem manual e a utilizam normalmente. Assim, podemos perceber como uma inteligência pode operar independentemente de um modelo oferecido. Portanto, essa inteligência determina a habilidade maior ou menor de se comunicar e da compreensão lingüística. As profissões que mais combinam são: professor, escritor, jornalista e advogado.
Inteligência espacial: é a capacidade de formar um modela mental muito preciso de uma situação espacial, e de utilizar esse modelo para se orientar. Se caracteriza principalmente pelo sentido de direção. A solução de problemas espaciais é necessária na navegação e no uso do sistema notacional de mapas. Outros tipos de solução de problemas espaciais são convocados quando um objeto é visualizado de um ângulo diferente, no jogo de xadrez e nas artes visuais, no uso do espaço.
Assim, como o hemisfério esquerdo é definido como o local de muitas atividades, o hemisfério direito é comprovadamente o ponto mais central do processamento espacial. Um dano nas regiões posteriores direitas provoca prejuízo na capacidade de encontrar o próprio caminho em torno de um lugar, de reconhecer rostos ou cenas, ou de observar detalhes pequenos.
Esta inteligência é vital para o ser humano se situar e manipular os objetos que circulam. Os antigos estudiosos chamavam a esta, de intuitivo-dedutivo, pois nela mesclamse intuição e razão. As profissões que mais se aproximam da mesma, são aquelas que exigem uma visão mais ampla como: arquitetura, engenharia, desenho, cirurgia plástica, neurocirurgia e administração.
Inteligência interpessoal: é a capacidade de se relacionar bem, de compreender e ser solidário com as pessoas. A inteligência interpessoal está baseada numa capacidade de perceber distinções entre pessoas, em especial, as diferenças em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções. Em formas mais avançadas, permite saber o que está acontecendo com outra pessoa mesmo que esta, não o revele. Essa capacidade aparece de um modo muito desenvolvido em líderes religiosos, políticos, em muitos professores e todos os demais líderes bem sucedidos. Eles não são apenas vendedores de idéias e possuem mais do que uma habilidade em persuadir e convencer.
As pessoas com a inteligência interpessoal desenvolvida, tem a empatia que é a arte do relacionamento pessoal com os outros, que facilita ir ao encontro, reconhecer e reagir adequadamente aos seus problemas e preocupações. São pessoas que se dão bem com todos, são disponíveis e tiram satisfação de seus relacionamentos. São compreensivas e não autoritárias.
Outra de suas aptidões é a liderança. São em geral bem aceitas e com facilidade chegam a posições de liderança espontânea, nos grupos em que vivem ou trabalham. Conseguem com isso coordenar os esforços de um grupo de pessoas. São normalmente mediadores e, quando solicitados a resolver um conflito, o fazem sem maiores tensões, mesmo em situações emocionalmente carregadas de interesses que se contrapõem. Quando ocorre qualquer desavença, normalmente são chamados para encontrar uma saída. São hábeis em analisar o que está acontecendo socialmente. Percebem com facilidade o que ocorre no grupo, tanto o sentimento grupal como o individual, e como cada um é afetado pelo clima emocional vivenciado por todos.
Claro que o indivíduo bem desenvolvido neste campo, poderá usar essa inteligência no sentido de explorar ou conduzir um grupo de forma negativa. Os educadores, e principalmente os professores, devem estar atentos com alunos que podem se tornar líderes negativos pela necessidade de chamar a atenção. Essa habilidade deve ser conduzida para as lideranças positivas. As profissões que combinam com as pessoas com esta habilidade mais desenvolvida são: sociologia, magistério, política, clínica, psicologia e todas as demais profissões que exijam um maior grau de relações humanas de liderança.
Inteligência intrapessoal: é a habilidade de organizar o seu próprio estado psicológico, de administrar os seus próprios sentimentos e estar bem consigo mesmo. Equivale à capacidade do autoconhecimento da auto- aceitação; é a capacidade de formar um conceito e um modelo positivo de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. A inteligência interpessoal é aquela que leva a pessoa a entender e compreender os outros e saber conviver com eles; a inteligência intrapessoal permite compreender a si próprio e desenvolver uma relação interior agradável.
Esta é uma verdadeira busca de si mesmo, do eu mais profundo. O grande filósofo grego Sócrates, foi quem deu início a essa verdade, com a frase "encontra-te a ti mesmo".
Não é só a busca de conhecimento interior, mas a capacidade de tornar todas as qualidades inerentes no seu interior, atuantes em sua vida. É a descoberta do potencial interior e saber usá-lo na construção de uma vida melhor.
A pessoa que desenvolve a inteligência intrapessoal, é aquela que aprendeu a usar todas as suas características, para construir um estado psíquico e emocional de harmonia, equilíbrio e realização. A ausência dessa manifestação, se expressa pelos retraimentos e complexos, através dos quais a pessoa não desenvolve o amor próprio, a auto-estima, o auto conceito positivo. As profissões que mais estão ligadas a esta inteligência são: psicologia, psicoterapia, medicina e todas as demais profissões que exijam o estar bem consigo mesmo e assim passar algo bom para os outros.
Uma vez que todas as inteligências são parte da herança humana genética, de alguma forma, cada uma delas se manifesta universalmente, independentemente da educação ou do apoio cultural. Deixando de relacionar as populações excepcionais, todos os seres humanos possuem certas capacidades essenciais em cada uma das inteligências.
Com o desenvolvimento, as inteligências são manifestadas de formas diferentes ou seja, de um sistema simbólico: a linguagem é encontrada através das frases e histórias; a música através das canções; o entendimento espacial através de desenhos; a corporal-cinestésica através dos gestos ou da dança; a lógico-matemática através dos cálculos; a interpessoal nas formas de contatos sociais e a intrapessoal na forma da pessoa se autoconduzir. Nesse momento, as crianças demonstram suas capacidades nas várias inteligências, por meio de sua compreensão dos vários sistemas simbólicos.
Na medida em que o desenvolvimento progride, cada inteligência, justamente com o seu concomitante sistema simbólico, é representada num sistema notacional. A matemática, o planejamento de mapas e plantas, a leitura, a notação musical, as atividades físicas, os relacionamentos e a auto-organização são sistemas simbólicos de segunda ordem em que representam os símbolos.
Finalmente, durante a adolescência e a idade adulta, as inteligências são expressas através da variedade de atividades profissionais e de lazer. Por exemplo, a inteligência espacial passa dos mapas mentais do bebê, para as operações simbólicas necessárias nos desenhos e nos sistemas notacionais dos mapas, para os papéis de arquiteto, engenheiro, desenhista, cirurgião plástico, jogador de xadrez e outros.
Como foi colocado antes, todos os seres humanos possuem todas as inteligências em algum grau, mas certos indivíduos são considerados de forma promissora. Eles são extremamente bem-dotados com as capacidades e habilidades essenciais daquela inteligência. Este fato é de suma importância para a educação e para a cultura como um todo, uma vez que, se bem desenvolvidos e orientados, esses indivíduos, excepcionalmente talentosos, realizarão notáveis avanços nas manifestações culturais daquela inteligência. Na medida em que os indivíduos que têm mais domínio em determinada área, forem eficientemente localizados e desenvolvidos, o conhecimento global do grupo avançará em todos os domínios.
Enquanto uns têm um desenvolvimento facilitado em uma determinada inteligência, outros poderão ter certas dificuldades em uma outra inteligência. Na ausência de ajuda e incentivos especiais, provavelmente irão falhar nas tarefas que envolvem aquela inteligência. Uma educação centrada no indivíduo, numa idade inicial ou seja, na infância, poderá levar um grande número de crianças a um nível muito mais promissor.
É um fundamento para os educadores, que o desenvolvimento precoce e às vezes até, surpreendente numa área, não significa o desempenho maduro numa outra área, assim como as realizações talentos as em determinada área, não implicam numa realização talentos a em outra.
O mais importante é que com essas descobertas vimos confirmar tudo o que já afirmamos anteriormente, de que não se pode educar em série. Assim propomos a verdadeira educação familiar, escolar e social, onde cada indivíduo seja orientado de acordo com a sua identidade e não como uma parte do todo.
Outros autores definiram as inteligências dividindo-as em dois grupos, ou seja: racionais-cognitivas e emocionais. Isso em função da parte do cérebro em que elas se situam, ou seja: hemisfério esquerdo, as racionais-cognitivas e hemisfério direito, as emocionais.
As sete inteligências são assim definidas: musical, corporal-cinestésica, lógico-matemática, lingüística, espacial, interpessoal e intrapessoal.
Inteligência musical: pesquisando alguns destaques na música, percebemos claramente uma tendência e habilidade para o desenvolvimento da mesma. Dessa forma, os casos de crianças que sem contatos anteriores com instrumentos musicais, em pouco tempo, tocavam com facilidade. O mesmo se percebe em crianças com algum tipo de deficiência, que conseguem tocar maravilhosamente um instrumento
musical, mas não conseguem falar. Isto enfatiza a independência da inteligência musical.
As considerações destas evidências sugerem que a capacidade musical é mais desenvolvida como uma inteligência. Mesmo que a capacidade musical não seja considerada uma capacidade intelectual como a matemática, ela se qualifica através dos critérios citados. Contudo, toda criança é dotada dessa inteligência. O que pretendemos colocar é a facilidade com que se manifesta e se desenvolve em determinados indivíduos. Combina com profissões que envolvam instrumentos e interpretações musicais.
Inteligência corpóreo-cinestésica: o movimento é considerado sob um novo ponto de vista. Devido a erros e malentendidos sempre foi tido como algo menos nobre do que realmente é, especialmente o movimento da criança, que foi negligenciado no campo educacional, onde somente a educação física levou em consideração o movimento, mas sem reconhecer a sua essência como inteligência. Observando os animais, vemos que seu comportamento só se exprime através dos movimentos. Logo, não devemos deixar de lado, exatamente com relação ao ser humano, esta particular expressão da sua vitalidade. Os músculos são considerados como integrantes do sistema nervoso, que em todas as suas partes coloca o ser humano em relação com o seu ambiente. Aí está por que é denominado de sistema de relação: coloca a pessoa em comunicação com o mundo inanimado e animado, e conseqüentemente, com os outros indivíduos, de tal forma que, sem ele não existiriam relações entre o indivíduo e a sociedade. O controle do movimento corporal está, evidentemente, localizado no córtex motor, com cada hemisfério dominante ou controlador dos movimentos corporais, no lado inverso do corpo. Nos destros, a dominância desse movimento normalmente é encontrada no hemisfério esquerdo, e nos canhotos, o contrário. A capacidade de realizar movimentos quando dirigida para fazê-los, pode estar prejudicada mesmo nos indivíduos que podem realizar os mesmos movimentos reflexivamente ou numa base involuntária. A existência de uma apraxia específica constitui uma linha de evidência de uma inteligência corporal-cinestésica .
Nas pesquisas, se comprova que uns se desenvolvem bem em uma determinada atividade e outros noutras. Muitos tentaram jogar futebol e não obtiveram bons resultados, e outros conseguiram com facilidade. Assim, o mesmo acontece em todos os esportes, na dança, na mímica e em todas as atividades corporais e manuais.
A evolução dos movimentos especializados do corpo é uma vantagem óbvia para as espécies, e nos seres humanos, esta adaptação é ampliada através do uso de ferramentas. O movimento corporal passa por um programa de desenvolvimento claramente definido nas crianças. E não há dúvida de sua universalidade entre as culturas.
Como foi colocado anteriormente, as inteligências funcionam combinadas e o desenvolvimento de uma pode ativar outras. Quando se observa com atenção o desenvolvimento da criança, torna-se evidente que a estimulação dos movimentos, desenvolve e aperfeiçoa todas as demais faculdades. As profissões que combinam são aquelas que envolvem habilidades e agilidade do corpo.
Inteligência lógico-matemática: se caracteriza pelo domínio dos raciocínios lógicos e dedutivos e pela compreensão de modelos matemáticos. Dois pontos essenciais desta inteligência são perceptíveis. Em primeiro lugar, quem a tem mais desenvolvida, tem o processo de resolução do problema em geral surpreendentemente rápido e o outro é a natureza não- verbal da inteligência. A solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada. De fato, o processo de solução pode ser totalmente invisível, inclusive para aquele que resolve o problema. As descobertas do tipo repentino, também chamadas geniais e o fato de isso acontecer mais freqüentemente com algumas pessoas, nos mostra o funcionamento da inteligência lógico- matemática.
As pesquisas comprovam que certas áreas do cérebro são mais importantes do que outras, no cálculo matemático. Tem pessoas deficientes que realizam grandes façanhas de cálculo, sem qualquer eficiência na maioria das outras áreas. Crianças prodígios em matemática existem em grande número. O desenvolvimento desta inteligência nas crianças foi estudado, definido e documentado por Jean Piaget. As profissões, nas quais as pessoas que se identificam mais por esta inteligência, estão ligadas à matemática, à física, à estatística e à economia.
Inteligência Lingüística: é a habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal em suas formas oral e escrita. Manifesta- se na forma criativa de lidar com as palavras. Existe uma área específica do cérebro, que é responsável pela produção de sentenças gramaticais. Uma pessoa com dano nesta área pode compreender palavras e frases bastante bem, mas tem dificuldade em juntar palavras em algo além das
frases mais simples. Ao mesmo tempo, outros processos de pensamento podem estar completamente inalterados.
A linguagem é universal, e seu desenvolvimento nas crianças é surpreendentemente constante em todas as culturas. Pela observação de crianças surdas, se percebe que normalmente, mesmo não sendo ensinadas, elas criam sua própria linguagem manual e a utilizam normalmente. Assim, podemos perceber como uma inteligência pode operar independentemente de um modelo oferecido. Portanto, essa inteligência determina a habilidade maior ou menor de se comunicar e da compreensão lingüística. As profissões que mais combinam são: professor, escritor, jornalista e advogado.
Inteligência espacial: é a capacidade de formar um modela mental muito preciso de uma situação espacial, e de utilizar esse modelo para se orientar. Se caracteriza principalmente pelo sentido de direção. A solução de problemas espaciais é necessária na navegação e no uso do sistema notacional de mapas. Outros tipos de solução de problemas espaciais são convocados quando um objeto é visualizado de um ângulo diferente, no jogo de xadrez e nas artes visuais, no uso do espaço.
Assim, como o hemisfério esquerdo é definido como o local de muitas atividades, o hemisfério direito é comprovadamente o ponto mais central do processamento espacial. Um dano nas regiões posteriores direitas provoca prejuízo na capacidade de encontrar o próprio caminho em torno de um lugar, de reconhecer rostos ou cenas, ou de observar detalhes pequenos.
Esta inteligência é vital para o ser humano se situar e manipular os objetos que circulam. Os antigos estudiosos chamavam a esta, de intuitivo-dedutivo, pois nela mesclamse intuição e razão. As profissões que mais se aproximam da mesma, são aquelas que exigem uma visão mais ampla como: arquitetura, engenharia, desenho, cirurgia plástica, neurocirurgia e administração.
Inteligência interpessoal: é a capacidade de se relacionar bem, de compreender e ser solidário com as pessoas. A inteligência interpessoal está baseada numa capacidade de perceber distinções entre pessoas, em especial, as diferenças em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções. Em formas mais avançadas, permite saber o que está acontecendo com outra pessoa mesmo que esta, não o revele. Essa capacidade aparece de um modo muito desenvolvido em líderes religiosos, políticos, em muitos professores e todos os demais líderes bem sucedidos. Eles não são apenas vendedores de idéias e possuem mais do que uma habilidade em persuadir e convencer.
As pessoas com a inteligência interpessoal desenvolvida, tem a empatia que é a arte do relacionamento pessoal com os outros, que facilita ir ao encontro, reconhecer e reagir adequadamente aos seus problemas e preocupações. São pessoas que se dão bem com todos, são disponíveis e tiram satisfação de seus relacionamentos. São compreensivas e não autoritárias.
Outra de suas aptidões é a liderança. São em geral bem aceitas e com facilidade chegam a posições de liderança espontânea, nos grupos em que vivem ou trabalham. Conseguem com isso coordenar os esforços de um grupo de pessoas. São normalmente mediadores e, quando solicitados a resolver um conflito, o fazem sem maiores tensões, mesmo em situações emocionalmente carregadas de interesses que se contrapõem. Quando ocorre qualquer desavença, normalmente são chamados para encontrar uma saída. São hábeis em analisar o que está acontecendo socialmente. Percebem com facilidade o que ocorre no grupo, tanto o sentimento grupal como o individual, e como cada um é afetado pelo clima emocional vivenciado por todos.
Claro que o indivíduo bem desenvolvido neste campo, poderá usar essa inteligência no sentido de explorar ou conduzir um grupo de forma negativa. Os educadores, e principalmente os professores, devem estar atentos com alunos que podem se tornar líderes negativos pela necessidade de chamar a atenção. Essa habilidade deve ser conduzida para as lideranças positivas. As profissões que combinam com as pessoas com esta habilidade mais desenvolvida são: sociologia, magistério, política, clínica, psicologia e todas as demais profissões que exijam um maior grau de relações humanas de liderança.
Inteligência intrapessoal: é a habilidade de organizar o seu próprio estado psicológico, de administrar os seus próprios sentimentos e estar bem consigo mesmo. Equivale à capacidade do autoconhecimento da auto- aceitação; é a capacidade de formar um conceito e um modelo positivo de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. A inteligência interpessoal é aquela que leva a pessoa a entender e compreender os outros e saber conviver com eles; a inteligência intrapessoal permite compreender a si próprio e desenvolver uma relação interior agradável.
Esta é uma verdadeira busca de si mesmo, do eu mais profundo. O grande filósofo grego Sócrates, foi quem deu início a essa verdade, com a frase "encontra-te a ti mesmo".
Não é só a busca de conhecimento interior, mas a capacidade de tornar todas as qualidades inerentes no seu interior, atuantes em sua vida. É a descoberta do potencial interior e saber usá-lo na construção de uma vida melhor.
A pessoa que desenvolve a inteligência intrapessoal, é aquela que aprendeu a usar todas as suas características, para construir um estado psíquico e emocional de harmonia, equilíbrio e realização. A ausência dessa manifestação, se expressa pelos retraimentos e complexos, através dos quais a pessoa não desenvolve o amor próprio, a auto-estima, o auto conceito positivo. As profissões que mais estão ligadas a esta inteligência são: psicologia, psicoterapia, medicina e todas as demais profissões que exijam o estar bem consigo mesmo e assim passar algo bom para os outros.
Uma vez que todas as inteligências são parte da herança humana genética, de alguma forma, cada uma delas se manifesta universalmente, independentemente da educação ou do apoio cultural. Deixando de relacionar as populações excepcionais, todos os seres humanos possuem certas capacidades essenciais em cada uma das inteligências.
Com o desenvolvimento, as inteligências são manifestadas de formas diferentes ou seja, de um sistema simbólico: a linguagem é encontrada através das frases e histórias; a música através das canções; o entendimento espacial através de desenhos; a corporal-cinestésica através dos gestos ou da dança; a lógico-matemática através dos cálculos; a interpessoal nas formas de contatos sociais e a intrapessoal na forma da pessoa se autoconduzir. Nesse momento, as crianças demonstram suas capacidades nas várias inteligências, por meio de sua compreensão dos vários sistemas simbólicos.
Na medida em que o desenvolvimento progride, cada inteligência, justamente com o seu concomitante sistema simbólico, é representada num sistema notacional. A matemática, o planejamento de mapas e plantas, a leitura, a notação musical, as atividades físicas, os relacionamentos e a auto-organização são sistemas simbólicos de segunda ordem em que representam os símbolos.
Finalmente, durante a adolescência e a idade adulta, as inteligências são expressas através da variedade de atividades profissionais e de lazer. Por exemplo, a inteligência espacial passa dos mapas mentais do bebê, para as operações simbólicas necessárias nos desenhos e nos sistemas notacionais dos mapas, para os papéis de arquiteto, engenheiro, desenhista, cirurgião plástico, jogador de xadrez e outros.
Como foi colocado antes, todos os seres humanos possuem todas as inteligências em algum grau, mas certos indivíduos são considerados de forma promissora. Eles são extremamente bem-dotados com as capacidades e habilidades essenciais daquela inteligência. Este fato é de suma importância para a educação e para a cultura como um todo, uma vez que, se bem desenvolvidos e orientados, esses indivíduos, excepcionalmente talentosos, realizarão notáveis avanços nas manifestações culturais daquela inteligência. Na medida em que os indivíduos que têm mais domínio em determinada área, forem eficientemente localizados e desenvolvidos, o conhecimento global do grupo avançará em todos os domínios.
Enquanto uns têm um desenvolvimento facilitado em uma determinada inteligência, outros poderão ter certas dificuldades em uma outra inteligência. Na ausência de ajuda e incentivos especiais, provavelmente irão falhar nas tarefas que envolvem aquela inteligência. Uma educação centrada no indivíduo, numa idade inicial ou seja, na infância, poderá levar um grande número de crianças a um nível muito mais promissor.
É um fundamento para os educadores, que o desenvolvimento precoce e às vezes até, surpreendente numa área, não significa o desempenho maduro numa outra área, assim como as realizações talentos as em determinada área, não implicam numa realização talentos a em outra.
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