Estresse e depressão infantil: causas e como evitar



Assim como com os adultos, esses males podem tam­bém atingir as crianças.
Os sintomas podem passar despercebidos ou confun­didos com outras anormalidades. Podem se manifestar á noite, deixando o sono agitado ou na escola, pela falta de concentração em aula.

Podem surgir também como diarréia, dor de barriga e de cabeça, fome exagerada ou falta de apeti­te, agressividade e irritabilidade. As causas do estresse infantil, são principalmente o despreparo da criança para as mudanças bruscas e sem pre­paração como instabilidade de regras familiares e até mes­mo na passagem para uma série mais adiantada na escola.

A necessidade de estar sempre na frente ou em primei­ro lugar para satisfazer as ansiedades dos pais é um fator que aparece com freqüência. Outro diz respeito ao excesso de atividades impostas pelos pais, sem tempo de ter o seu próprio lazer.

O mais importante em relação ao estresse infantil é evi­tar os fatores causadores. Para isso os pais devem manter muito diálogo com os filhos e garantir que a criança tenha tempo para brincar. E, principalmente não devem tentar se realizar por meio do filho e respeitar sua individualidade.

Mesmo que estejam definidas na presente obra, relaci­onaremos as principais causas: problemas no relacionamento dos pais; chegada de um novo irmão; mudança de escola, casa ou cidade; desafios escolares, como passar despreparado para uma série mais adiantada; acúmulo de atividades e não
ter tempo para brincar livremente; instabilidade de regras familiares; exposição demasiada à violência, pela mídia ou em discussões familiares; todas as causas dos medos infan­tis e principalmente o medo de Deus; pais muito ansiosos e estressados mesmo em casa; o excesso de críticas.

Os principais sintomas que devem ser analisados são: perda ou excesso de sono; falta ou excesso de apetite; crises de asma; dor de estômago e cabeça; rebeldia ou irritabilidade; mau rendimento escolar.
A criança estressada aparenta em vários pontos indisciplina e desorganização.
Como na maioria dos distúrbios infantis o primeiro pas­so é a avaliação do ambiente familiar e escolar, em seguida o apoio e organização da vida da criança.

Os mesmos fatores causadores do estresse infantil são também causadores da depressão na infância.
O que diferencia a depressão do estresse são alguns sintomas como: falta de vontade de fazer qualquer coisa, mesmo brincar ou passear; auto-estima baixa, acompanha­da de sentimentos de culpa, com supervalorização dos erros e desprezo pelos acertos; e todos os demais correspondentes ao estresse. Os meios para evitar e solucionar são os mes­mos do estresse.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com