Como controlar nossos sentimentos



"Ele me deixou louca da vida!"

"Ela me faz sentir muito bem. "

"Se não fosse por meu irmão mais novo, eu seria plena­mente feliz. "

"Aquele garoto estragou o meu dia!"

Quantas vezes você já ouviu comentários desse tipo, ou já disse coisas parecidas? Costumamos achar que as outras pessoas nos "fazem" sentir dessa ou daquela maneira. Mas na verdade, há apenas uma pessoa que pode fazer você sentir uma emoção: VOCÊ MESMA!

V ocê pode argumentar:

"Mas e quando sou obriga­da a suportar aquela menina irritante na aula de matemá­tica ou o chato do professor de ciências?"

Mesmo sendo realmente influenciados pelas pessoas a nossa volta - tanto positiva quanto negativamente -, ain­da somos capazes de exercer um certo controle e influência sobre nossas emoções.

Seus pensamentos e aquilo em que você acredita podem de­terminar a maneira como se sente em relação a uma determinada pessoa ou situação. Por exemplo: sua mãe lhe dá uma tremenda bronca porque seu quarto está uma bagunça.

Você se sente:

1. Irritada! Como sua mãe pôde ser tãããão má?

2. Com a consciência pesada. Como você pôde deixar seu quarto nesse estado e aborrecer sua mãe desse jeito?

3. ESTRESSADA. Além de arrumar o quarto, você tem de estudar para aquelas duas provas e ainda tomar conta do bebê da vizinha à noite. Como vai dar conta disso tudo?

4. Confiante. Todo mundo "pisa na bola" de vez em quando e você sabe que, se mantiver o quarto sempre limpo e arrumado, a paz voltará a reinar em casa - e você se sentirá melhor!

Dependendo de como encare a situação, você pode permitir que circunstâncias externas ou outras pessoas controlem suas emoções, como acontece nos exemplos 1, 2 e 3 acima.

Você está precisando controlar melhor seus sentimentos?  Você pode lidar com isso!

Você finalmente consegue se acostumar com sua vida e suas atividades e, de repente - tudo muda! Nasce mais uma irmãzinha, sua melhor amiga vai se mudar para um bairro distante ou você começa a ter aulas de piano e descobt'e que tem de praticar por muito mais tempo do que imaginava!

Pense em uma mudança que vai ter de enfrentar em sua vida dentro de um ou dois anos. Vai recebê-la de boa vontade ou lutar contra ela? Essa mudança irá afetá-la positivamente?

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

2 comentários :

neide disse... [Responder comentário]

muito interessante essas informações sobre como controlarmos os nossos sentimentos, pois muitas das vezes eu me sinto assim sem saber como lidar com essas situações.

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá neide, boa tarde!

Acho que muitas pessoas às vezes se sentem assim como você. Realmente está cada vez mais difícil a gente conseguir controlar nossos sentimentos, pois somos mais exigidos hoje do que outrora.

Abraço, volte sempre e obrigado pelo comentário!

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com