O termo cidadania tem muitas conotações. Preliminarmente poderíamos entender que ser cidadão é ter assegurado o direito à participação social de modo consciente - o que, por sua vez, só é possível quando o ser humano tem garantido o direito ao trabalho. Em outras palavras, a cidadania aqui definida não possui o mesmo sentido que lhe é atribuído pela concepção liberal, na qual a noção vincula-se à criação dos meios que assegurem ao indivíduo o direito à propriedade.
Pelo contrário, admitimos que o exercício da cidadania ocorre quando os indivíduos têm acesso às riquezas sociais que, através do trabalho, ajudam a construir. Isso não significa, por outro lado, entender a cidadania como direito a uma profissionalização na escola secundária, nem mesmo como preparo ao vestibular. Bem diferente disso, o direito ao trabalho deve ser entendido como possibilidade de o indivíduo compreender as relações sociais que organizam essa atividade em nossa sociedade brasileira contemporânea. De tal modo que essa compreensão contribua nas formulações que esse indivíduo elabora para participar das riquezas sociais.
Diante dessas primeiras considerações, pode-se indagar então qual o papel da Sociologia no processo de construção do direito à cidadania. Em outras palavras: é importante para o aluno e professor do curso de 2° grau ter o domínio de um conteúdo de Sociologia para conquistar a sua cidadania? Provavelmente, nossa primeira tendência seria responder sim, encerrando a discussão. Entretanto, devemos relativizar essa resposta afirmativa. Isto porque a Sociologia só será importante para a formação da cidadania se contiver uma perspectiva crítica. O que pode significar isto?
Quando tratada como mera soma de conhecimentos complementares entre si e que definem a sociedade contemporânea como una e indivisível, a Sociologia não contribui para que o indivíduo tenha uma visão social que possa inOuir na reelaboração de sua prática. Portanto quando dá importância ao conteúdo sociológico para a construção da cidadania, deve-se primeiro responder à pergunta:
QUAL CONTEÚDO SOCIOLÓGICO?
a) Definimos preliminarmente um conteúdo sociológico crítico como aquele que possibilite entender a totalidade social não como um fenômeno uno, e sim como um fenômeno contraditório.
b)Um conteúdo que se paute pelo princípio da contradição, no qual a dinâmica da sociedade é compreendida como resultado de relações sociais que, ao mesmo tempo, são complementares e também antagônicas. Compreender criticamente é, por exemplo, perceber as relações sociais na instituição escola como contraditórias: ao mesmo tempo que podem possibilitar a alfabetização e a afirmação da cidadania, possibilitam também a evasão (exclusão) e a negação desse direito .
c) Só um conteúdo sociológico crítico contribuirá para que o indivíduo compreenda a dinâmica das relações sociais de modo que se perceba nelas como um elemento ativo - para, a partir daí, conceber sua cidadania como prática transformadora.
d) Um conteúdo sociológico pensado nesses termos pode ser útil no processo de conquista da cidadania, pois será capaz de mobilizar o indivíduo não só para uma reflexão "descomprometida" com a realidade, mas para uma reflexão transformadora dessa realidade.
Pensemos, por exemplo, na prática profissional dos professores da escola de 1° grau, relacionando-a com a noção de cidadania. Esses professores desenvolvem parte de sua prática em uma instituição (a escola) que, na sociedade industrial contemporânea, tem se caracterizado cada vez mais por privá-los de sua capacidade de decisão. A aula deixa de ser uma atividade criadora, na qual professor e aluno desempenham um papel ativo, de organização do processo educativo, para tornar-se apenas um momento de reprodução de saberes muitas vezes pré-científicos. Podemos até afirmar que o professor não é mais o "proprietário" de sua aula, pois inserido numa organização burocrática perdeu a sua autonomia de escolha sobre o quê e como ensinar. Perdeu portanto uma das dimensões que compõem a sua cidadania. No entanto, quando começa a refletir sobre o significado dessa situação, ele passa a buscar alternativas para superá-la. Nesse momento o objetivo primordial de um conteúdo sociológico crítico se delineia: fornecer ao indivíduo instrumentos teóricos que o levem a refletir sobre a possibilidade de recuperar a capacidade de decisão na prática social; instrumentos que lhe permitam relacionar sua prática com a organização social mais ampla, para que ele possa definir-se como um agente ativo na construção de uma nova sociedade.
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