Contribuição da sociologia na construção da cidadania



O termo cidadania tem muitas conotações. Preliminarmente podería­mos entender que ser cidadão é ter assegurado o direito à participação social de modo consciente - o que, por sua vez, só é possível quando o ser humano tem garantido o direito ao trabalho. Em outras palavras, a cidadania aqui definida não possui o mesmo sentido que lhe é atribuído pela concepção liberal, na qual a noção vincula-se à criação dos meios que assegurem ao indivíduo o direito à propriedade.
Pelo contrário, admitimos que o exercício da cidadania ocorre quando os indivíduos têm acesso às riquezas sociais que, através do trabalho, ajudam a construir. Isso não sig­nifica, por outro lado, entender a cidadania como direito a uma profissio­nalização na escola secundária, nem mesmo como preparo ao vestibular. Bem diferente disso, o direito ao trabalho deve ser entendido como pos­sibilidade de o indivíduo compreender as relações sociais que organizam essa atividade em nossa sociedade brasileira contemporânea. De tal modo que essa compreensão contribua nas formulações que esse indivíduo ela­bora para participar das riquezas sociais.
Diante dessas primeiras considerações, pode-se indagar então qual o papel da Sociologia no processo de construção do direito à cidadania. Em outras palavras: é importante para o aluno e professor do curso de 2° grau ter o domínio de um conteúdo de Sociologia para conquistar a sua cida­dania? Provavelmente, nossa primeira tendência seria responder sim, en­cerrando a discussão. Entretanto, devemos relativizar essa resposta afir­mativa. Isto porque a Sociologia só será importante para a formação da cidadania se contiver uma perspectiva crítica. O que pode significar isto?

Quando tratada como mera soma de conhecimentos complementares entre si e que definem a sociedade contemporânea como una e indivisível, a Sociologia não contribui para que o indivíduo tenha uma visão social que possa inOuir na reelaboração de sua prática. Portanto quando dá importância ao conteúdo sociológico para a construção da cidadania, deve-se primeiro responder à pergunta:

QUAL CONTEÚDO SOCIOLÓGICO?

a) Definimos preliminarmente um conteúdo sociológico crítico como aquele que possibilite entender a totalidade social não como um fenômeno uno, e sim como um fenômeno contraditório.

b)Um conteúdo que se paute pelo princípio da contradição, no qual a dinâmica da sociedade é compreendida como resultado de re­lações sociais que, ao mesmo tempo, são complementares e também antagônicas. Compreender criticamente é, por exemplo, perceber as relações sociais na instituição escola como contraditórias: ao mesmo tempo que podem possibilitar a alfabetização e a afirmação da cidadania, possibilitam também a evasão (exclusão) e a negação desse direito .

c) Só um conteúdo sociológico crítico contribuirá para que o indi­víduo compreenda a dinâmica das relações sociais de modo que se perceba nelas como um elemento ativo - para, a partir daí, conceber sua cidadania como prática transformadora.

d) Um conteúdo sociológico pensado nesses termos pode ser útil no processo de conquista da cidadania, pois será capaz de mobilizar o indivíduo não só para uma reflexão "descomprometida" com a realidade, mas para uma reflexão transformadora dessa realidade.

Pensemos, por exemplo, na prática profissional dos professores da escola de 1° grau, relacionando-a com a noção de cidadania. Esses pro­fessores desenvolvem parte de sua prática em uma instituição (a escola) que, na sociedade industrial contemporânea, tem se caracterizado cada vez mais por privá-los de sua capacidade de decisão. A aula deixa de ser uma atividade criadora, na qual professor e aluno desempenham um papel ativo, de organização do processo educativo, para tornar-se apenas um momento de reprodução de saberes muitas vezes pré-científicos. Podemos até afirmar que o professor não é mais o "proprietário" de sua aula, pois inserido numa organização burocrática perdeu a sua autonomia de escolha sobre o quê e como ensinar. Perdeu portanto uma das dimensões que compõem a sua cidadania. No entanto, quando começa a refletir sobre o significado dessa situação, ele passa a buscar alternativas para superá-la. Nesse mo­mento o objetivo primordial de um conteúdo sociológico crítico se delineia: fornecer ao indivíduo instrumentos teóricos que o levem a refletir sobre a possibilidade de recuperar a capacidade de decisão na prática social; instrumentos que lhe permitam relacionar sua prática com a organização social mais ampla, para que ele possa definir-se como um agente ativo na construção de uma nova sociedade.
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