As funções da Sociologia e do Estado



"(...) O Estado é um órgão especial, encarregado de elaborar certas representações que valem para a coletividade. Estas repre­sentações se distinguem das outras representações coletivas por grau mais alto de consciência e de reflexão. ( ... ) O Estado é, para falar com rigor, o órgão mesmo do pensamento social. Nas condições presentes, esse pensamento está voltado para um fim prático (...) O Estado, ao menos em geral, não pensa por pensar, para construir sistemas de doutrinas, e sim para dirigir a conduta coletiva" (in Lições de Socio­logia).


Como interpretar esta definição de Estado? Partindo do princípio de que a sociedade capitalista foi concebida por Durkheim como um corpo que às vezes fica doente, esse corpo, para funcionar bem, depende de que todas as suas partes estejam funcionando harmonicamente. A responsabilidade de desenvolver o funcionamento harmônico de todas as partes da sociedade cabe ao Estado. Em outras palavras,

Se a sociedade é o corpo, o Estado é o seu cérebro, e por isso tem a função de organizar essa sociedade, reelaborando aspectos da consciência coletiva.

A sociedade capitalista está cheia de problemas.

Durkheim admitia que o Estado é uma instituição que tem o poder de elaborar leis que corrijam os casos patológicos da sociedade. Em resumo:

Se cabe à Sociologia observar, entender e classificar os casos pa­tológicos, procurando criar uma nova moral social, cabe ao Estado colocar em prática os princípios dessa nova moral.

Neste contexto, a Sociologia e o Estado complementam-se na organização da sociedade, para evitarem os problemas sociais. Isso levou Durkheim a acreditar que os sociólogos devessem ter uma par­ticipação direta dentro do Estado.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com