Proteínas de sapos e perecas podem ajudar no tratamento de câncer



Cientístas da Queen's University, em Belfast, na Irlanda-do-Norte, identi­ficaram duas proteínas, extraídas da pele de pererecas e sapos, capazes de estimular ou inibir o crescimento de vasos san­guíneos. As descobertas poderão resultar em no­vos tratamentos para mais de 70 doenças, entre elas câncer, diabete e acidente vascular cerebral (AVC). A pesquisa ganhou em junho o prêmio Medical Futures Innovation Awards 2011, em Londres, Inglaterra, segundo informação divul­gada pelo site "Science Daily".

Uma das proteínas, a Phyllmedusa sauvagii (Hylidae), poderá ser usada para inibir ou mes­mo matar tumores cancerígenos. Ela bloquearia o crescimento do tumor, evitando o surgirnento de novos vasos sanguíneos que realimentariam o câncer (com oxigênio e outros nutrientes), espalhando-o pelo corpo. Ou seja, essa proteí­na reduziria a probabilidade de metástase. Por outro lado, outra proteína produzida pelo sapo, a Bombina maxzina (Bombinatoridae), pode estimu­lar o crescimento de vasos sanguíneos, ajudando pacientes na recuperação de ferimentos e opera­ções muito mais rapidamente.

"Os anfibios têm uma variedade de estrutu­ra molecular que pode servir, sem dúvida, para a utilização na medicina. Não se trata de uma novidade, pois desde os anos 70 há estudos desse tipo. Desde então foram descobertas proteínas muito ricas para o tratamento de doenças, por serem bastante semelhantes a que os humanos possuem em seu organismo", afirma Felipe Dal Pizzol, professor de imunologia da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc).

Em 2003, ele passou a liderar uma pesquisa com uma molécula sintética semelhante à bom­besina, nos laboratórios de Fisiopatologia Expe­rimental e Neurociências da universidade. A conclusão foi que ela era proteinas de saposeficiente no combate a doenças como câncer, mal de Azheimer, molés­tias neurológicas e inflamações.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com