Indicadores de uma equipe motivada



Indicadores de uma equipe motivada

Produtividade;

Baixo turnover;

Maior responsabilidade social da equipe de trabalho em consonância com o marketing da empresa;

Saúde das pessoas;

Reduzido índice de pessoas com atestado médico;

Equipe consciente para aceitar e trabalhar melhor novos desafios;

Resultados (essencial) - seja de lucro final, de participação em mercado ou de satisfação interna;

Clima de camaradagem, que propicia um crescimento sustentado, verdadeiro, sucesso em longo prazo.

Causas da motivação nas empresas

Para Robert Levering, autor de Great Place to Work (um excelente lugar para se trabalhar) os pontos abaixo podem ser vistos como as principais causas de motiva­ção nas empresas.

Aqui, todos são amigos

Pode parecer banal, mas a amizade é uma das grandes características dos exce­lentes locais de trabalho. O que se pensa em locais de trabalho tem muito a ver com a qualidade dessas conexões interpessoais.

Aqui, não tem política

Nos bons ambientes de trabalho, os colaboradores não parecem preocupados em terem o tapete puxado e com sabotagens. As pessoas gostam de sentir que não há manobras para obter, tirar ou negociar uma posição na empresa.
 
Tratam você de maneira justa

Grande parte das pessoas possui um elevado senso de justiça. Casos de precon­ceito, preferências, desigualdade e abuso são fatores de desmotivação profissional.

Mais que um emprego

Quando as pessoas se identificam com as estratégias, a missão e com a equipe de trabalho da empresa, elas passam a considerar o seu emprego como parte de suas vidas e orgulham-se de representá-la.

É como uma grande família

Nesse aspecto, Levering observa que os empregados descrevem com frequência o sentimento de família que sentem e que podem ser generalizados em três:

1) um ambiente acolhedor e protetor;

2) um compromisso de longo prazo;

3) estamos juntos nisso.

Teoria sobre motivação

A teoria das necessidades de Maslow é o principal classificador teórico da mo­tivação humana. O psicólogo Abraham Maslow propõe uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessida­des de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua autorrealização. Veja a sua proposição:

5. necessidades de segurança;

4. necessidades sociais;

3. necessidades de autoestima;

2. necessidades de autorrealização;

1. necessidades fisiológicas.


Satisfação

Satisfação é o atendimento de uma necessidade, ou seja, sua eliminação. Por isso a necessidade só é um motivador quando a pessoa está privada da satisfação daquela necessidade, caso contrário, a necessidade não tem importância.

Fatores de motivação

Reconhecer as diferenças individuais;

Utilizar os objetivos e feedback;

Permitir participação nas decisões; .Vincular recompensas ao desempenho; • Verificar equidade do sistema.

Fatores de desmotivação

Falta de responsabilidade e participação nas decisões de todos os processos;

Ambientes inadequados de trabalho;

Ausência de ferramentas de trabalho; .Inexistência de benefícios e recompensas;

Falta (má) de liderança;

Problemas de relacionamento entre membros de uma equipe.
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