Como ocorre a motivação?



Para Griffin e Moorhead (2006), para se compreender o processo motivacional é ne­cessário que se analisem as necessidades que geram os comportamentos específicos.
Os autores utilizam o termo necessidade em substituição a palavra motivo, ex­plicitando que a motivação tem início com base em uma necessidade. Se eu quero, ou sinto a necessidade de comprar uma roupa nova, eu tenho que buscar uma forma de realizar esta minha necessidade. Tenho que conhecer que tipo de roupa quero, se tenho dinheiro para comprá-la e onde comprá-la. Os autores destacam ainda que a necessidade é determinada pelo desejo individual, o fato de a pessoa ter um número muito grande de roupas não significa que ela não queira mais e esteja motivada para adquirir mais peças, como dito no início deste texto, os motivos são individuais.

A seguir o indivíduo tem que escolher os comportamentos mais adequados para alcançar o objeto desejado. Tenho por exemplo que trabalhar mais para com­prar as roupas que desejo, negociar prazos para pagamentos, procurar os melhores preços etc.

O passo seguinte é, após decidir o que tem que ser feito, colocar em prática esse comportamento. Se decidir por procurar o melhor preço tem que se organizar para percorrer várias lojas. O resultado desse esforço pode resultar em recompensa, ou seja, conseguir achar uma loja com os preços dentro do seu orçamento, ou pode ser punido, gastar além do possível e ficar sem crédito.

Nas duas situações (recompensa ou punição) existe uma avaliação dos resultados obtidos que podem originar novos motivos que levem ao início do ciclo motivacional novamente.

Os autores propõem o esquema a seguir como explicativo de como a motiva­ção ocorre:

 


Considerações finais


As dificuldades de explicações teóricas sobre a motivação não justifica o abando­no da tentativa de compreensão desse fenômeno. Mais importante que entender por que a motivação ocorre é a constatação de que ela existe e que devemos encontrar formas de compreendê-Ia do ponto de vista das necessidades individuais e sociais[ como um processo de interação entre o indivíduo e o meio. Essa compreensão talvez torne mais claro o comportamento humano nos diversos contextos nos quais ocorre.


Texto complementar

Motivação

Motivação pode ser definida como um conjunto de fatores psicológicos (cons­cientes ou inconscientes) de ordem fisiológica intelectual ou afetiva os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.

No ambiente organizacionat a liderança é a principal responsável pelos estí­mulos motivacionais. Ela deve formar um ambiente que ao mesmo tempo dê sere­nidade às pessoas e por outro lado provoque-as ao desempenho do trabalho dos desafios. E a marca pessoal da liderança reflete diretamente nos resultados.

O sucesso da motivação dentro de uma empresa não consiste em alcançar a meta, mas na capacidade de fazer um movimento em direção à meta. As pessoas que compreendem isso, conseguem aproveitar melhor os conceitos de motivação e, então, chegar aonde querem.


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com