A ideologia como visão de mundo



Ideologia é uma forma de ver o mundo, ou seja, é uma "VISÃO DE MUNDO". Ela, portanto, não é apenas uma questão política, não se trata apenas de uma postura, seja ela próxima dos trabalhadores ou dos proprietários. O mundo não se reduz a essa divisão simples da sociedade; há uma série de situações intermediárias e mais com­plicadas e não se trata apenas de uma questão de poder político ou de diferenças em termos da posição que cada uma ocupa no trabalho. A "visão de mundo" implica uma determinada forma de se rela­cionar com os objetos, com as pessoas, com a natureza, mas sempre considerando que se trata de uma forma de tomar partido. Mesmo no relacionamento com o mundo, com a natureza, com as pessoas, com as idéias, a ideologia significa sempre estar favorecendo uma coisa e não outra, optando por isso e não por aquilo. Por mais hesitante, por mais indeciso que seja o sujeito - mesmo por mais indiferente que pretenda parecer -, sua ideologia será, de qualquer forma, sempre uma participação, pró ou contra os fatos, os acontecimentos, as opi­niões de que participa.

Ideologia, portanto, é um conjunto de idéias, de procedimentos, de concepções religiosas, filosóficas, intelectuais, que possui uma certa lógica, uma certa coerência interna e que orienta o sujeito para de­terminadas ações, de uma forma partidária e responsável.

A ideologia possui também uma grande capacidade de mobilizar as pessoas e as massas. Ideologia não é somente esse conjunto de idéias, procedimentos etc. (isto poderia ser facilmente confundido com consciência); ela tem uma poderosa força para acionar indivíduos, ou seja, algo que se chama e/ano Trata-se de uma energia que torna as pessoas ativas em certas idéias e ideais, ativas na política, ativas na religião, ativas no dia-a-dia. Esse componente de ação, de atividade e de propulsão dos indivíduos é o mais importante na ideologia, porque faz que as pessoas produzam obras de arte, escrevam, trabalhem por alguma causa, explorem os outros, dediquem-se à religião, cuidem da natureza e assim por diante.

Ideologias não são somente posições políticas definidas através de lutas mais amplas entre trabalhadores e patrões; mas são elementos que estão no dia-a-dia das pessoas, na sua rotina de vida. Pode-se dizer que a ideologia é algo alimentado diariamente. A função espe­cífica dos meios de comunicação (rádio, televisão, jornais, revistas) e de certas instituições (escola, igreja, clube) é exatamente a de reforçar continuamente essa ideologia. O contato e a conversa despreocupada com os amigos atua também da mesma maneira.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com