Menores podem fazer musculação?



A modalidade já foi contra-indicada para os adolescentes porque provocaria danos no seu desenvolvimento.
Será que essa idéia continua valendo?

"Não", respondem em coro os especialistas. Desde que, é claro, o exercício seja bem orientado. "A carga deve ser adequada ao corpo dessa turma", diz o médico do esporte Ricardo Galotti, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Sport Club Corinthians Paulista. Outra observação vem do fisioterapeuta Francisco Miguel Pinto, do Rio de Janeiro. "É imprescindí­vel que os professores fiquem de olho na postura dos alunos durante os movi­mentos", diz ele. "Quando o peso é ex­cessivo, eles entortam o corpo para con­seguir levantá-lo." Aliás, no caso dos ado­lescentes, é importantíssimo que um profissional atento esteja sempre a pos­tos durante os treinos. É que os muito jo­vens costumam ser imediatistas e rebel­des. E aí, ansiosos por resultados rápi­dos, não respeitam as orientações do pro­fessor e exageram na carga.

Se nem mesmo quem já está acostu­mado apegar pesado na malhação deve desprezar todas aquelas regras que afas­tam o risco de lesões, a moçada, que es­tá em pleno desenvolvimento, menos ainda. "O alongamento antes e depois é obrigatório", lembra Ricardo Galotti. "Tem que respeitar um intervalo de 48 horas entre uma sessão e outra de exer­cícios para os mesmos músculos", acres­centa o professor de educação física Christiano Bertoldo, da Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo - um especialista em musculação para gente dessa faixa etária.

COM QUANTOS ANOS?

Ainda não há um consenso sobre a idade ideal para começar a puxar ferro, "A Academia Americana de Pediatria in­dica esse tipo de exercício para quem tem no mínimo 15 anos", afirma o orto­pedista Ricardo Cury, do Grupo de Joelho e Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Na opinião de Christiano Bertoldo, até mesmo pré-adolescentes de 9 anos já podem começar a fazer exercícios com peso, mas - e isso é muito importante - devem seguir um programa específico para eles. Aliás, mais do que nunca, a avaliação deve ser individualizada, já que os jovens não se desenvolvem todos no mesmo ritmo.
 
Oriente seu filho. Ele tem que seguir ao pé da letra as recomendações do ins­trutor. Para ter mais segurança, peça a um especialista que indique uma acade­mia ou um personal trainer de altíssima confiança. Esse tipo de cuidado pode evitar muita dor de cabeça. "Uma lesão na cartilagem de crescimento de um os­so às vezes provoca comprometimen­tos para sempre", alerta o ortopedista Ricardo Cury. "Isso sem falar em danos nos ligamentos, nas articulações, nos músculos e até nas fraturas por estres­se", acrescenta Alexandre Hammer Calixto, que é coordenador do departa­mento de educação física do colégio paulistano Visconde de Porto Seguro. Desde agosto deste ano, a instituição oferece aos alunos do ensino médio uma sala de fitness com modernos equipamentos de musculação.

Essa é uma tendência em grandes es­colas. Isso porque, feita como manda o figurino, a modalidade ajuda o adoles­cente a crescer firme e forte. "Os exer­cícios com peso estimulam os osteo­blastos, células do esqueleto envolvidas no ganho de massa óssea", explica Christiano Bertoldo. "Esse tipo de treino também ativa a secreção de hormô· nios, como o do crescimento, tão im­portante nessa fase da vida." A lista de benefícios não pára por aí. O aumento da força e a melhora da resistência muscular contribuem para diminuir os riscos de lesões em outros esportes e mesmo no dia-a-dia. "Segundo um le­vantamento feito com alunos do ensino médio no estado de São Paulo, os que se exercitaram com peso tiveram cerca de 26% de contusões. No grupo que não fez musculação essa taxa pulou para 72%", conta Christiano Bertoldo. Por fim, os problemas postu­rais, tão comuns entre os adolescentes por causa do estirão, também podem ser corrigidos - com os exercidos certos, é claro.

O adolescente só deve praticar musculação após passar por uma avaliação médica que, aliás, precisa ser repetida periodicamente.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com