Como escolher a escola certa para a criança



Com a chegada de um novo ano letivo surge também uma nova preocupação dos pais com relação à escola que irão matricular seus filhos. Nessa hora é importante que se pergunte: "O que espero que a escola faça com o meu filho?" "Em que sociedade eu acredito?"
Pensamos. Reflitamos. É fundamental que reconheçamos nossas próprias expectativas em relação ao mundo em que gostaríamos de viver. Com base nisso poderei ver com mais clareza o que procuro para o meu filho.


Quero uma escola que construa - por meio de seu cotidiano - os valores éticos, estéticos e  políticos, que sustentem o meu filho em suas relações sociais e profissionais em seu futuro?

Desejo que toda a comunidade escolar esteja preparada para a responsabilidade e consciência da cidadania por meio de uma vivência plena de seus valores?

Alguém que, pela convivência em grupo, tenha incorporado a cooperação e solidariedade como base para uma sociedade mais igualitária e democrática?

Alguém que acredite na competição pura e simples, em que só os fortes sobrevivem?

Ou alguém que acredita que mais do que resultados materiais, se preocupe em buscar a plenitude na felicidade, e bem estar individual e coletivo?

Com isso em mente, é importante que ao contatar a escola ou as escolas eleitas como as possíveis ­considerando deslocamentos, horários, mensalidades - colocar-se como observadores e questionadores atentos. É bom lembrar que nem sempre uma escola num prédio bom e bonito significa uma boa para o seu
filho. Hoje, mais do que nunca, prevalece a ideia do consumismo exacerbado. Quanto mais bonito, mais atraente, melhor para se ter. Algumas escolas da capital paranaense, por exemplo, são verdadeiras vitrines de bom gosto arquitetônico e luxo, no entanto, deixam a desejar no seu espaço relacional com alunos e pais, e no espaço/compromisso com o processo de aprendizagem de seus alunos.

Popularmente, já ouvimos dizer que "nenhum vento será a favor para quem não sabe para onde vai", então vamos para alguns aspectos significativos que poderão fornecer um perfil melhor da escola.

1. Procurar inicialmente contatar integrantes da equipe técnico/pedagógica, levantando questões sobre a percepção que a escola tem sobre a sociedade atual. Pedir para que se fale sobre o Projeto Político Pedagógico, sobre a filosofia, a missão e o compromisso da escola. Sua metodologia e princípios que a regem. Como se dá a ação pedagógica, considerando estes aspectos?

2. Como a escola trabalha a questão da disciplina e limites dos alunos? Exige rigidez de comportamentos? Pune os indisciplinados? Que tipo de sansão aplica: pedagógica, educativa? Como os pais participam desse processo?

3. E a avaliação, como ocorre?

* É processual? Sobre que aspectos? Atitudinais? Conceituais? Cumulativa?

* É somativa? Por meio de que mecanismos? Testes, laboratórios, debates de ideias, diálogos, trabalhos em equipe, apresentações, etc.?

É importante perceber que a avaliação não pode estar restrita a momentos pré-definidos no calendário escolar e deve ocorrer processual e continuamente. Não pode ser reduzida apenas a aspectos quantitativos mas, sobretudo, a aspectos qualitativos em que o aluno é sujeito e fim do processo.

4. Quanto ao espaço escolar, lembrar sempre da importância de espaços de convivência acolhedores e humanizados com a "cara" da criança. Existem espaços cobertos para o lazer e práticas desportivas? E descobertos?

* Salas especiais para atividades específicas como danças, laboratórios, descanso, leitura, biblioteca, etc?

* Banheiros higienizados?

* Cantina?

* A permanência dos alunos nesses espaços é monitorada? Por quem?

5. A respeito das tecnologias, é interessante que a escola disponha de aparelhagens e técnicas inovadoras a favor do processo ensino/aprendizagem. Aí entram as televisões, os DVD' s e os computadores que se incorporam à metodologia prevista em sua proposta pedagógica, com suporte a um processo educativo interdisciplinar e contextualizado.

6. Enfim, questionar sobre as formas de relação com os pais e a família da criança.

* Como se dá? Diariamente? Via agenda escolar? Online?

* E as reuniões de pais, quando ocorrem?

* Qual é o processo de realimentação que a escola desenvolve com os pais a respeito de questões que envolvam seus filhos?

* Festividades existem? Quais? Quando? Envolvem gastos extras?

Sem ter a pretensão de oferecer receitas acertadas de uma boa escola para o seu filho, acreditamos que os aspectos enumerados poderão oferecer parâmetros para uma seleção mais aprimorada.

No entanto, o que vale mais em tudo isso é a intuição dos pais ou responsáveis pela matrícula da criança. Deve haver empatia com a equipe que os acolheu e sentimento de coerência com o que se viu e se leu a respeito da escola. Trazendo assim, conforto com as possibilidades de viabilizar uma nova etapa em suas vidas e acreditando que o melhor estará sendo feito a favor de seus filhos.

Você poderá gostar também:

Alterações comportamentais na infância: o que está acontecendo?
A importância da música na educação
Atividades extracurriculares melhoram o rendimento escolar
A estréia da criança na escola
Educar crianças é agradável






 







Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com