Com a chegada de um novo ano letivo surge também uma nova preocupação dos pais com relação à escola que irão matricular seus filhos. Nessa hora é importante que se pergunte: "O que espero que a escola faça com o meu filho?" "Em que sociedade eu acredito?"
Pensamos. Reflitamos. É fundamental que reconheçamos nossas próprias expectativas em relação ao mundo em que gostaríamos de viver. Com base nisso poderei ver com mais clareza o que procuro para o meu filho.
Quero uma escola que construa - por meio de seu cotidiano - os valores éticos, estéticos e políticos, que sustentem o meu filho em suas relações sociais e profissionais em seu futuro?
Desejo que toda a comunidade escolar esteja preparada para a responsabilidade e consciência da cidadania por meio de uma vivência plena de seus valores?
Alguém que, pela convivência em grupo, tenha incorporado a cooperação e solidariedade como base para uma sociedade mais igualitária e democrática?
Alguém que acredite na competição pura e simples, em que só os fortes sobrevivem?
Ou alguém que acredita que mais do que resultados materiais, se preocupe em buscar a plenitude na felicidade, e bem estar individual e coletivo?
Com isso em mente, é importante que ao contatar a escola ou as escolas eleitas como as possíveis considerando deslocamentos, horários, mensalidades - colocar-se como observadores e questionadores atentos. É bom lembrar que nem sempre uma escola num prédio bom e bonito significa uma boa para o seu
filho. Hoje, mais do que nunca, prevalece a ideia do consumismo exacerbado. Quanto mais bonito, mais atraente, melhor para se ter. Algumas escolas da capital paranaense, por exemplo, são verdadeiras vitrines de bom gosto arquitetônico e luxo, no entanto, deixam a desejar no seu espaço relacional com alunos e pais, e no espaço/compromisso com o processo de aprendizagem de seus alunos.
Popularmente, já ouvimos dizer que "nenhum vento será a favor para quem não sabe para onde vai", então vamos para alguns aspectos significativos que poderão fornecer um perfil melhor da escola.
1. Procurar inicialmente contatar integrantes da equipe técnico/pedagógica, levantando questões sobre a percepção que a escola tem sobre a sociedade atual. Pedir para que se fale sobre o Projeto Político Pedagógico, sobre a filosofia, a missão e o compromisso da escola. Sua metodologia e princípios que a regem. Como se dá a ação pedagógica, considerando estes aspectos?
2. Como a escola trabalha a questão da disciplina e limites dos alunos? Exige rigidez de comportamentos? Pune os indisciplinados? Que tipo de sansão aplica: pedagógica, educativa? Como os pais participam desse processo?
3. E a avaliação, como ocorre?
* É processual? Sobre que aspectos? Atitudinais? Conceituais? Cumulativa?
* É somativa? Por meio de que mecanismos? Testes, laboratórios, debates de ideias, diálogos, trabalhos em equipe, apresentações, etc.?
É importante perceber que a avaliação não pode estar restrita a momentos pré-definidos no calendário escolar e deve ocorrer processual e continuamente. Não pode ser reduzida apenas a aspectos quantitativos mas, sobretudo, a aspectos qualitativos em que o aluno é sujeito e fim do processo.
4. Quanto ao espaço escolar, lembrar sempre da importância de espaços de convivência acolhedores e humanizados com a "cara" da criança. Existem espaços cobertos para o lazer e práticas desportivas? E descobertos?
* Salas especiais para atividades específicas como danças, laboratórios, descanso, leitura, biblioteca, etc?
* Banheiros higienizados?
* Cantina?
* A permanência dos alunos nesses espaços é monitorada? Por quem?
5. A respeito das tecnologias, é interessante que a escola disponha de aparelhagens e técnicas inovadoras a favor do processo ensino/aprendizagem. Aí entram as televisões, os DVD' s e os computadores que se incorporam à metodologia prevista em sua proposta pedagógica, com suporte a um processo educativo interdisciplinar e contextualizado.
6. Enfim, questionar sobre as formas de relação com os pais e a família da criança.
* Como se dá? Diariamente? Via agenda escolar? Online?
* E as reuniões de pais, quando ocorrem?
* Qual é o processo de realimentação que a escola desenvolve com os pais a respeito de questões que envolvam seus filhos?
* Festividades existem? Quais? Quando? Envolvem gastos extras?
Sem ter a pretensão de oferecer receitas acertadas de uma boa escola para o seu filho, acreditamos que os aspectos enumerados poderão oferecer parâmetros para uma seleção mais aprimorada.
No entanto, o que vale mais em tudo isso é a intuição dos pais ou responsáveis pela matrícula da criança. Deve haver empatia com a equipe que os acolheu e sentimento de coerência com o que se viu e se leu a respeito da escola. Trazendo assim, conforto com as possibilidades de viabilizar uma nova etapa em suas vidas e acreditando que o melhor estará sendo feito a favor de seus filhos.
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Pensamos. Reflitamos. É fundamental que reconheçamos nossas próprias expectativas em relação ao mundo em que gostaríamos de viver. Com base nisso poderei ver com mais clareza o que procuro para o meu filho.
Quero uma escola que construa - por meio de seu cotidiano - os valores éticos, estéticos e políticos, que sustentem o meu filho em suas relações sociais e profissionais em seu futuro?
Desejo que toda a comunidade escolar esteja preparada para a responsabilidade e consciência da cidadania por meio de uma vivência plena de seus valores?
Alguém que, pela convivência em grupo, tenha incorporado a cooperação e solidariedade como base para uma sociedade mais igualitária e democrática?
Alguém que acredite na competição pura e simples, em que só os fortes sobrevivem?
Ou alguém que acredita que mais do que resultados materiais, se preocupe em buscar a plenitude na felicidade, e bem estar individual e coletivo?
Com isso em mente, é importante que ao contatar a escola ou as escolas eleitas como as possíveis considerando deslocamentos, horários, mensalidades - colocar-se como observadores e questionadores atentos. É bom lembrar que nem sempre uma escola num prédio bom e bonito significa uma boa para o seu
filho. Hoje, mais do que nunca, prevalece a ideia do consumismo exacerbado. Quanto mais bonito, mais atraente, melhor para se ter. Algumas escolas da capital paranaense, por exemplo, são verdadeiras vitrines de bom gosto arquitetônico e luxo, no entanto, deixam a desejar no seu espaço relacional com alunos e pais, e no espaço/compromisso com o processo de aprendizagem de seus alunos.
Popularmente, já ouvimos dizer que "nenhum vento será a favor para quem não sabe para onde vai", então vamos para alguns aspectos significativos que poderão fornecer um perfil melhor da escola.
1. Procurar inicialmente contatar integrantes da equipe técnico/pedagógica, levantando questões sobre a percepção que a escola tem sobre a sociedade atual. Pedir para que se fale sobre o Projeto Político Pedagógico, sobre a filosofia, a missão e o compromisso da escola. Sua metodologia e princípios que a regem. Como se dá a ação pedagógica, considerando estes aspectos?
2. Como a escola trabalha a questão da disciplina e limites dos alunos? Exige rigidez de comportamentos? Pune os indisciplinados? Que tipo de sansão aplica: pedagógica, educativa? Como os pais participam desse processo?
3. E a avaliação, como ocorre?
* É processual? Sobre que aspectos? Atitudinais? Conceituais? Cumulativa?
* É somativa? Por meio de que mecanismos? Testes, laboratórios, debates de ideias, diálogos, trabalhos em equipe, apresentações, etc.?
É importante perceber que a avaliação não pode estar restrita a momentos pré-definidos no calendário escolar e deve ocorrer processual e continuamente. Não pode ser reduzida apenas a aspectos quantitativos mas, sobretudo, a aspectos qualitativos em que o aluno é sujeito e fim do processo.
4. Quanto ao espaço escolar, lembrar sempre da importância de espaços de convivência acolhedores e humanizados com a "cara" da criança. Existem espaços cobertos para o lazer e práticas desportivas? E descobertos?
* Salas especiais para atividades específicas como danças, laboratórios, descanso, leitura, biblioteca, etc?
* Banheiros higienizados?
* Cantina?
* A permanência dos alunos nesses espaços é monitorada? Por quem?
5. A respeito das tecnologias, é interessante que a escola disponha de aparelhagens e técnicas inovadoras a favor do processo ensino/aprendizagem. Aí entram as televisões, os DVD' s e os computadores que se incorporam à metodologia prevista em sua proposta pedagógica, com suporte a um processo educativo interdisciplinar e contextualizado.
6. Enfim, questionar sobre as formas de relação com os pais e a família da criança.
* Como se dá? Diariamente? Via agenda escolar? Online?
* E as reuniões de pais, quando ocorrem?
* Qual é o processo de realimentação que a escola desenvolve com os pais a respeito de questões que envolvam seus filhos?
* Festividades existem? Quais? Quando? Envolvem gastos extras?
Sem ter a pretensão de oferecer receitas acertadas de uma boa escola para o seu filho, acreditamos que os aspectos enumerados poderão oferecer parâmetros para uma seleção mais aprimorada.
No entanto, o que vale mais em tudo isso é a intuição dos pais ou responsáveis pela matrícula da criança. Deve haver empatia com a equipe que os acolheu e sentimento de coerência com o que se viu e se leu a respeito da escola. Trazendo assim, conforto com as possibilidades de viabilizar uma nova etapa em suas vidas e acreditando que o melhor estará sendo feito a favor de seus filhos.
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