Sonhar para construir um ano novo



Dia: 1

Idealize um sonho

Jovens, sonhem! Tudo que de valoroso existe neste mundo partiu da mente daqueles que sonharam com bravura. Se excluíssemos da história da humanidade o sonho, não teríamos a cultura que temos atualmente. Na verdade, somente os sonhadores alcançam os postos vanguardeiros da cultura humana.
Aqueles que conseguiram desbravar a mata à sua frente aplainar as ingremidades, transformar as dificuldades em felicidade foram todos eles sonhadores. Os sonhadores em todas as gerações, lideraram a humanidade e construíram a cultura de hoje. Pode-se dizer que a cultura atual é a soma total das conquistas daqueles sonhadores.

Dia 2

Os sonhadores não veem limitações presentes

Jovens, é preciso sonhar! Evidentemente, também os maduros e os anciãos conseguem, graças à idealização dos sonhos, rejuvenescer-se, aumentar a capacidade de progredir e fazer renascer novo fervor espiritual na senda da vida já cansada. O mundo teria sido um lugar insuportável se, vivendo num mundo estreito, incô­modo e cheio de limitações como este, não tivéssemos a possibilidade de idealizar em nossa mente um mun­do amplo, livre e ilimitado. Porém, os sonhadores não veem as limitações presentes. Não veem os incômodos presentes. Transpondo os desconfortos atuais, com as livres asas da imaginação, sonham para o futuro um mundo mais que nunca livre e cheio de alegria.

Não são unicamente os artistas, os músicos e os po­etas que necessitam de sonhos. Todos aqueles que vão se tornar líderes em qualquer novo empreendimento precisam ter a capacidade de sonhar. Os sonhos são necessários também aos industriais, aos comercian­tes, aos políticos e aos reformadores sociais. Se não houver a idealização do novo mundo ideal em nossa mente, neste mundo não haverá nenhum progresso.

Dia 3

O sonho é a força motriz

A invenção do avião se tornou realidade graças ao fato de alguém ter sonhado a possibilidade de o ho­mem poder voar nos céus como as aves. Também a invenção do telégrafo sem fio e a do rádio se torna­ram realidade graças ao fato de alguém ter sonhado que seria possível ouvir, como se fosse magia, a voz de pessoas que estivessem à distância. Singer sonhou que seria possível costurar sem movimentar as mãos e, finalmente, quando aquele sonho se concretizou, nasceu a máquina de costura. O sonho é a força mo­triz que, transpondo todas as limitações cronológicas e espaciais, possibilita a concretização das infinitas capacidades.

Se não existisse no homem o sonho, prova­velmente não existiria tudo quanto de belo existe neste mundo. Tanto Fausto de Goethe, como Hamlet e Rei Lear de Shakespeare, não teriam entrado para a existência deste mundo se não existisse naqueles autores a capacida­de de sonhar. Nem as belas-artes de um Raf­faello, de um Michelangelo, de um Leonardo da Vinci teriam existido neste mundo se eles não possuíssem a capacidade de sonhar.

Dia 4

O sonho transpõe a realidade

O sonho transpõe a realidade o sonho transpõe a realidade e, mesmo que se aprisionem seus idealizadores com pare­des de ferro, permite que eles ultrapassem essas barreiras. Seja qual for a dificuldade, a provação, a desgraça ou o ambiente de adversidade, nada disso constitui obstáculo para aqueles que sonham.


Se o homem não possuísse a capacidade de so­nhar, não poderia haver o progresso cultural, e a humanidade teria sucumbido diante dos animais porque o homem é mais fraco que as feras do ponto de vista da força física, e este mundo, pro­vavelmente, teria se transformado num mundo dominado por feras e serpentes peçonhentas.

Dia 5

Jovens, idealizem, agora, seus sonhos!

Por maior que seja a miséria em que vocês se encontrem neste momento, no mundo do sonho já são ricos. Por mais infelizes que sejam neste momento, no mundo do sonho já são felizes. Se conseguirem compreender, neste momento, que tudo é criado pela mente, já terão abandonado a infeliz situação de pobreza e nascido rico e feliz num mundo novo.

Cristo disse: "Seja-te feito conforme creste". Se tiverem sempre à mente o sonho e se forem ca­pazes de acreditar verdadeiramente na concreti­zação do mesmo, já são milionários, mesmo que aparentemente sejam paupérrimos operários de uma fábrica.

Dia 6

Isto infalivelmente se concretizará

Porém, apenas idear o sonho não passa de um ato de autoconsolação e não possibilita a geração de um bom fruto. Para que o sonho ideado por vocês se torne realidade, é preciso que tenham uma decisão condizente ao sonho. É preciso que tenham a seguinte decisão: "Decido que realizarei isto". "Isto infalivelmente se concretizará:  Depois da decisão são necessárias uma coragem inquebrantável e uma perseverante e tenaz vontade de atingir a concretização total daquele objetivo.

O que vai decidir se um sonho será simplesmente um devaneio ou um sonho que se concretizará é a existência ou não da decisão de agir, da coragem in­quebrantável e da tenacidade para não interromper o esforço até que se atinja perfeitamente o alvo.

Se a pessoa não tiver a inquebrantável coragem e a tenacidade de perseverar no esforço, o sonho acabará sendo um desperdício de tempo, um des­propósito, como a construção de um castelo no ar. Além disso, tal pessoa acabará decaindo a um es­tado anormal de sonambulismo, como se fosse um portador de confusão mental vagueando no mundo das fadas.

Dia 7

Inspiração

O nosso caráter torna-se mais vigoroso e a nos­sa segurança criadora aumenta na razão direta do esforço que realizamos procurando concretizar o sonho. Não o simples sonho, mas somente o sonho que se concretiza é que deve ser chamado inspira­ção.

O indivíduo portador de confusão mental tam­bém sonha, porém o seu sonho é como fantasia sem nexo imaginada por um morfinômano em estado de narcose, e é concebido na ociosidade, sem nenhum planejamento, esforço ou decisão para torná-lo con­creto. Um sonho dessa natureza não é sonho que deva ocupar a mente de quem deseja se tornar um grande homem.

Dia 8

Sonho + Meditação

Não permitam que o sonho se acabe como um simples sonho. Idealizem sonhos que realmente se concretizam. Para tanto, é necessário que o seu sonho se una à sabedoria de Deus. É por isso que sempre digo: "Não se descuidem da Meditação".

"A sabedoria de Deus flui para dentro de mim e faz com que eu idealize o mais adequado so­nho. A sabedoria de Deus indica-me todos os planos necessários para a concretização deste sonho. E Deus me dá, sem falta, a coragem in­quebrantável e os recursos necessários para concretizar o sonho" - mentalizando sempre esta oração, infalivelmente descerá à sua mente, quando menos se espera, o sonho mais adequa­do e suscetível de ser concretizado. Aparecerão também os colaboradores e serão atraídos na­turalmente tanto o material como o capital ne­cessários para a concretização do sonho. Isto porque Deus é a fonte inesgotável de provisão.

Já que vão sonhar, o seu sonho deverá ser bem grandioso. As coisas pequenas não atraem as pessoas. Grandeza - isto sim é o que atrai fortemente os homens. Idealizem, caros jovens, sonhos bem grandiosos. Os sonhos pequenos, ao contrário do que se pensa, possuem peque­na possibilidade de concretização. Depois de idealizado o sonho, é preciso que se esforcem, passo a passo, para realizar esse sonho.

Dia 9

Coloca em prática aquilo que você desenhou na mente

A alma do ser humano torna-se árida quan­do não tem um ideal. "Sonhar" é a maneira pela qual o homem procura exteriorizar livremente o seu "conteúdo infinito",transpondo as barrei­ras de tempo e espaço. Não me refiro, aqui, ao sonho que sonhamos quando dormimos; falo da imaginação das coisas que desejamos rea­lizar. Neste mundo, a nossa alma não goza de total liberdade, porque está confinada no tem­po e no espaço. Mas existe em nós o desejo de romper essa barreira e manifestar no "mundo das formas" o maior número possível de atribu­tos e qualidades da nossa Imagem Verdadeira infinitamente perfeita e rica.

E "sonhar" é delinear "esboços" ou "projetos" para a concretização dessas qualidades. Todas as coisas do Universo manifestam-se a nós através do "pensamento". Assim, quando nós sonhamos com alguma coisa e desenhamos mentalmente o seu "esboço", o seu "projeto" etc., isso passa a constituir uma força propulsora que nos leva a agir de modo a concretizá-la no plano fenomê­nico.

Dia 10

Sintonizar com Deus

"Sonhar" é desenhar mentalmente coisas in­visíveis aos olhos carnais, acreditando na sua realidade. Isso é "sintonizar com essas coisas". "Sonhar" com o reino de Deus é, portanto, sin­tonizar com ele o aparelho receptor chamado "mente" e receber as suas transmissões. O reino de Deus, com toda a sua beleza, encanto e far­tura, existe realmente, aqui e agora, dentro de todos nós. Mas, enquanto cada um de nós não sintonizar com a frequêcia  do reino de Deus, ele não se manifestará concretamente, de modo a podermos vê-lo com nossos olhos e ouvi-lo com hossos ouvidos. Precisamos, pois, emitir constantemente vibrações mentais que sintoni­zem com Deus.

Como Deus é amor, devemos emitir sempre vibrações mentais de amor; como Deus é sabe­doria infinita, devemos mentaliza constante­mente que esta mesma sabedoria que existe dentro de nós, pois assim emitiremos vibrações men­tais que nos possibilitarão receber realmente essa sabedoria. Caro leitor, acredite sempre que está junto com Deus. Mesmo ao caminhar pelas ruas, mentalize: "Estou caminhando com Deus", "Estou caminhando com a sabedoria de Deus".

Mentalizando assim, você estará alimentando um; grande sonho, pois não há outro sonho maior que  de realizar a infinita sabedoria de Deus.

Dia 11

Realidade: o homem é filho de Deus!

Dentre todos os "sonhos", ou seja, todas as coi­sas que "desenhamos" na mente, o fundamental é a "visão do homem como filho de Deus". É a partir deste "sonho" que tudo se concretiza neste mun­do. "Conscientizarmo-nos de que somos filhos de Deus" é compreendermos que somos uno com Deus e que dEle provém toda a nossa força e ca­pacidade. Essa conscientização é semelhante à que Jesus Cristo expressou assim: "As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras" (João, 14.10).

A ideia errônea de que "nós somos pobres cria­turas distantes de Deus" interrompe a nossa co­municação com Deus - a fonte da força infinita - e faz com que nos tornemos seres fracos e insignifi­cantes. A característica da "doutrina de otimismo" pregada pela Seicho-No-Ie está em reconhecer o homem como filho de Deus e em afirmar que Deus está presente dentro de cada indivíduo, constituin­do a sua "verdadeira natureza", ou seja, a sua "na­tureza divina".

Dia 12

Visualizar para concretizar!

"Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Lá está! porque o rei­no de Deus está dentro de vós" (Lucas, 17.20-21). Como está claro nestas palavras de Cristo, o reino de Deus não é visível aos olhos carnais, mas ele se manifesta no mundo presente quando nós o visu­alizamos acreditando na sua realidade, pois este mundo fenomênico é um mundo que se apresenta exatamente como nós o concebemos.

Uma vez que idealizamos alguma coisa, devemos partir para a ação. Somente atra­vés da ação podemos fazer com que o nosso sonho, que está apenas no plano da imagi­nação, seja concretizado. No que concerne à questão da qual ora estamos tratando, podemos dizer que a Seicho-No-Ie é uma religião realmente dinâmica.

Sonhar é "traçar projetos para a realiza­ção de novas coisas". Todos nós precisamos sonhar. Mas de nada adianta ficarmos ape­nas sonhando e permanecermos de braços cruzados, pois desse modo nada se tornará realidade.

Dia 13

Procurar receber a sabedoria de Deus

A ação é essencial, mas, quando ela não é orientada pela sabedoria, tende para a insensatez e acaba destruindo as coisas ao invés de construir. Por isso, devemos sem­pre procurar receber a sabedoria de Deus. Para isso, é preciso que oremos constante­mente a Deus. A seguir, citarei um exemplo de oração:

"Senhor, conduzi-me ao Vosso mundo, ao perfeito mundo da Imagem Verdadeira. Fazei com que eu transcenda este mundo fenomênico conturbado, cheio de atribulações, medo, lamentações, assaltos e tumultos, e alcan­ce o mundo da Imagem Verdadeira, onde pode­rei ouvir a Vossa serena voz. Afastai-me, Senhor, de todas as agitações deste mundo fenomênico, e envolvei a minha alma com a Vossa Vida  sumamente pura e serena."

"Senhor, livrai-me de todos os temores, e en­chei de paz e serenidade o meu coração. Livrai­-me do egoísmo e autocompaixão, bem como da presunção de ser melhor que os outros, e preen­chei o meu coração com o amor e a humildade iguais aos que Cristo demonstrou ao lavar os pés de seus discípulos.

Afastai da minha mente todo e qualquer pen­samento impuro. Livrai-me da sede do poder. Que eu possa realizar todas as coisas com o pro­pósito de manifestar a Vossa glória, e não com intenções mesquinhas e egoísticas."

Dia 14

Os atributos de Deus em minha vida

"Senhor, fazei com que se manifestem através de mim a Vossa sabedoria e Vossa força, grandio­sas e ilimitadas. Fazei com que a saúde perfeita, a alegria infinita, a fartura ilimitada e o progresso infinito, existentes no plano da Imagem Verda­deira, se manifestem livremente, transcendendo as barreiras do tempo e espaço."
 
Após orar assim, acredite que o seu pedido já foi aten­dido e que você já alcançou esse elevado estado espi­ritual, e mentalize o seguinte, contemplando com os "olhos da mente" a sua Imagem Verdadeira perfeita:

"Neste momento, sinto o Espírito de Deus fluindo para dentro de mim. Sinto que Deus está presente em mim e que a Sua perfeição se manifesta através de mim, a cada minuto, a cada hora, neste mundo de tempo e es­paço. Sinto que, neste momento, está se manifestando, em toda a sua perfeição, a Vida infinita, o amor infinito, a força infinita e as bênçãos infinitas de Deus.

"Sinto-me imensamente alegre e feliz, pois o júbilo de Deus preenche o meu ser e transborda. A alegria atrai a alegria, a bondade atrai a bondade, e por isso apro­ximam-se de mim somente pessoas alegres e boas. O mundo que eu vejo está repleto de pessoas alegres e fe­lizes, pois mesmo os deprimidos e tristes começam a se sentir alegres quando de mim se aproximam."

Dia 15

Estou repleto do amor de Deus

"Neste momento, estou repleto de amor de Deus. O amor de Deus é um amor incondicional. Quem tem esse amor no coração não julga friamente os outros, não odeia ninguém, não briga com ninguém. Jamais pensa em elevar a si mesmo, rebaixando os outros. Deus não julga friamente as pessoas. E eu, por estar repleto de amor de Deus, também não julgo friamente os outros. Já foi completamente eliminado de mim o mau hábito de observar os de­feitos dos outros. Porque estou repleto de amor de Deus, vejo somente as qualidades de todas as pessoas.

"Neste momento, desliguei-me totalmen­te do meu passado. O passado já não existe para mim. Não mais existe o passado tris­te, nem o passado cheio de ódio. O mundo visto pelos "olhos da minha mente" está repleto de bênçãos. Eu vejo apenas o lado bom de todas as pessoas. Por pior que uma pessoa possa parecer, procuro unicamente amá-la.

"Eu só vejo luz no meu caminho. Deus me orienta com Sua sabedoria. E como Deus é luz, o caminho que eu sigo é luminoso e me conduzirá infalivelmente à vitória e à paz.

Dia 16

Mundo maravilhoso

"Oh! Como é belo, como é maravilhoso o mundo da Realidade criado por Deus! A alegria e a felicidade se espalham por toda a parte, e cada um de seus habitantes con­segue realizar todas as coisas com êxito, lsando a sua ilimitada liberdade. Eles se lmam, se louvam e se encorajam uns aos outros, não havendo uma só pessoa que odeie, que se entristeça ou que lamente. Aqui é o próprio Paraíso, e eu sou filho de Deus que vive no Paraíso".

Dia 17

Aquele que beneficia os outros será beneficiado

Aquele que ama será amado. Aquele que beneficia os outros será beneficiado. As ervas daninhas, por mais viçosas que se­jam, estão fadadas a serem arrancadas e jogadas fora, porque não oferecem bene­fício algum. Aquele que ofende os outros será também ofendido. Há pessoas que se gabam de que essa reação não acontece com elas, mas dia virá em que elas terão de sofrer com as consequências de seus atos. O homem colherá, fatalmente, aqui­lo que ele semeou. Pode ser que a hora da "colheita" demore um pouco, mas ela chegará, inevitavelmente. Por isso, para termos boa colheita, precisamos plantar boas sementes.

Dia 18

Sejamos úteis

Não devemos pensar que ser simples­mente uma boa pessoa já é suficiente. Não devemos pertencer à espécie de pessoas consideradas "boas" simplesmente por­que não praticam o mal. Pessoas assim são como um pêndulo de relógio quebra­do. Um pêndulo quebrado não balança nem para a direita nem para a esquerda. Fica simplesmente parado e não cumpre a sua função de marcar os segundos, os minutos e as horas. Portanto, deixa de ser útil. E, deixando de ser útil, tanto faz que ele exista ou não exista. Não sejamos pessoas cuja existência não tenha ne­nhuma utilidade. O importante é não ficarmos parados. Mesmo que os nossos passos nos conduzam em direção errada, ainda assim é melhor do que ficarmos parados, pois, pela "Lei da ação e reação", o movimento para o lado errado pode acabar desencadeando um outro movimen­to, desta vez para o lado certo.

Dia 19

Demonstração de amor

Amar os outros em pensamento é o primeiro passo para a prática de boas obras. Demonstrar concretamente esse amor e ajudar os outros são os passos seguintes, bem maiores. Nós nunca devemos ficar inertes. Na "mente ina­tiva" acabam surgindo pensamentos negativos, da mesma forma que numa roça abandonada se alastram as ervas daninhas. Há um provérbio antigo que diz: "A preguiça é a mãe dos vícios". Os ociosos desperdiçam não só o tem­po como também a própria Vida. Quando uma pessoa de meia-idade se aposenta, começa a envelhecer rapidamen­te, porque passa a levar uma vida insípida, sem ter o que fazer. Para que uma pessoa conserve o vigor físico e men­tal mesmo após atingir a velhice, é preciso que ela mante­nha sempre o espírito "viçoso", corajoso e disposto a cres­cer, tal como os brotos que despontam na primavera.

Dia 21

Grau de nobreza da nossa atitude

A nossa mente atrai, inevitavelmente, as vibrações mentais que sintonizam com ela, e faz com que essas vi­brações influam poderosamente sobre todas as coisas que nos cercam. Portanto, se queremos criar um bom ambiente ao nosso redor, nós próprios devemos manter uma atitude mental que propicie isso. Para avaliarmos o grau de nobreza da nossa atitude mental, basta sabermos o quanto estamos contribuindo para o bem da humani­dade, respondendo às seguintes perguntas: 1) São mui­tas as pessoas por quem me interesso sinceramente? 2) São muitas as pessoas a quem eu proporciono felicidade, através do meu espírito e dos meus atos? 3) Interesso-me por muitas pessoas, não porque quero exercer influência sobre elas, mas sim por que as amo realmente? As res­postas a essas perguntas indicarão o nível de nossa elevação espiritual.


Dia 22

Vibrações mentais de amor

Em primeiro lugar, tome a decisão de re­alizar alguma coisa; alguma coisa que traga benefícios não apenas a si próprio mas a outras pessoas; alguma coisa que seja pro­veitosa para o maior número possível de pessoas. Em seguida, faça um planejamento e passe à ação. Assim, você estará enviando suas "vibrações mentais de amor" ao maior número possível de pessoas. E, conforme a Lei da ação e reação, também receberá as "vibrações mentais de amor" dessas pesso­as. Essas "vibrações mentais de amor" sin­tonizam-se com as "vibrações mentais do amor" de Deus, e por isso onde elas exis­tem manifesta-se também a sabedoria de Deus, tornando possível o delineamento de bons planos, bem como a aproximação de pessoas e meios necessários ao êxito des­ses projetos.


Dia 23

Elimine a ganância e o egoísmo

Há pessoas que pretendem vencer na vida derrubando os outros e enriquecer enganando a muitos. Aparentemente, elas também são pessoas esforçadas, que elaboram  planos e trabalham com afinco para alcançar êxito, assim como aqueles que empreendem uma obra grandiosa para o benefício de seus semelhantes. Mas, como elas são movidas pela ganância e pelo egoísmo, o resultado será bem diferente. Como pretendem vencer derrubando os outros, atraem para si vibrações mentais de pessoas igualmente ganancio­sas e egoístas e acabam provocando a sua própria que­da. No budismo, dá-se a isto o nome de "manifestação do carma"; em Ciência Mental, de "lei mental".

Dia 24

Ação e reação

Nós vivemos num mundo regido pelas leis da mente, e é impossível fugirmos delas. Não é possível roubar e não ser roubado, assim como não é possível dar e não receber. Havendo ação, haverá reação. O que desenha­mos na mente manifesta-se na forma; o que damos aos outros acabará voltando para nós, inevitavelmente. Pelo menos uma vez por dia, devemos enviar nossas "vibrações mentais de amor" a alguém. Isto equivale a plantar, num mundo invisível aos olhos carnais, boas sementes que resultarão na melhoria do destino alheio e do nosso próprio. Ler ou ouvir a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade uma vez por dia, em intenção das almas dos antepassados, também é uma forma de lhes enviar "vi­brações mentais de amor". Fazer a Meditação para desejar a felicidade de alguém e mentalizar para que o amor de Deus se derrame abundantemente sobre essa pessoa, preenchendo-a e envolvendo-a, também é outra forma de enviar "vibrações mentais de amor".

Dia 25

Amar todas as pessoas

Deus ama todas as pessoas. Por isso, Ele é sempre fe­liz. Mas não se pode dizer o mesmo em relação a nós, seres humanos. Muitas pessoas são infelizes, porque  amam uns, e não amam outros. O maior santo é aquele consegue amar iparcialmente o maior número de pessoas. Mas até chegar a esse elevado estado espiritu­al, essa pessoa deve ter passado por muitos sofrimen­tos, graças aos quais ela teve várias oportunidades de refletir e conseguiu aprender a dirigir a sua mente para o lado certo e viver de modo correto. Como já disse, o sofrimento é o sinal indicativo que aponta os erros das nossas atitudes mentais e do nosso modo de viver. Portanto, sempre que ele surgir, devemos fazer um sério exame de consciência e corrigir os nossos erros.


Dia 26

A autoanálise difere da "autorreprovação"

A autoanálise é necessária; e, quando, atra­vés dela, percebermos que a nossa mente está em "posição" ou "direção" errada, basta fazer­mos a correção necessária. Não precisamos, e nem devemos, autodesprezar ou autorrecri­minar por isso. Deus não gosta que despre­zemos a nós mesmos, pois todos nós somos filhos de Deus e, assim sendo, desprezar a nós mesmos significa desprezar indiretamente a Deus.

Dia 27

Brilhe!

Imagine que você possui um diamante ma­ravilhoso, e que vai guardar num lugar completamente escuro. Ali ele ficará sem nenhum brilho, como um simples pedregulho. Mas, se você o colocar num lugar claro, ele brilhará intensamente. Guardado num lugar escuro ou exposto à luz, o diamante conti­nua sendo o mesmo, sem nenhuma alteração na sua qualidade ou no seu preço. Mas num lugar escuro ele não brilha, e isso é porque ali não é o lugar certo para ele poder mostrar o seu resplendor. O mesmo pode se dizer em relação às pessoas. Se o caráter de uma pes­soa não brilha, isto não quer dizer que ela é inferior à outra; significa apenas que a "posição" ou "direção" da sua mente não está correta. É só corrigir essa "po­sição" ou "direção", e o caráter dessa pessoa passará a brilhar.

Portanto, não despreze a si mesmo. Não se recrimi­ne. Não se entregue à autocompaixão, considerando­se inferior. Não despreze a sua "verdadeira natureza". Conscientize-se de que você é filho de Deus. Se você não está conseguindo "brilhar", é porque a "posição" ou "direção" da sua mente não está correta. Mude a "dire­ção" da sua mente, do ódio para o amor; do desejo de tomar para o desejo de dar; da ira para o pensamento pacífico; da ansiedade para a serenidade ... Basta isso para que o seu caráter passe a brilhar esplendorosa­mente, qual um magnífico diamante exposto à luz.
 
Dia 28
 
Eu sou um ser grandioso!

Antes de mais nada, conscientize-se de que você é fi­lho de Deus, conscientize-se de que dentro de você exis­te a sua verdadeira natureza, que resplandece intensa­mente como um diamante exposto à luz. As restrições do homem não são impostas por fatores externos; elas resultam da falta de conscientização do seu verdadeiro "eu". Segundo uma sutra budista, Daí-tsuchísho-Nyoraí também não conseguia manifestar seu poder espiritual enquanto não tinha consciência de que ele próprio era um ser búdico. A "auto-humilhação" pode parecer "vir­tude da modéstia", mas, na verdade, não passa de uma atitude mental negativa que restringe o homem e impe­de o seu crescimento espiritual. Portanto, mesmo que você descubra suas falhas por meio de autoanáiise, não deve reprovar e humilhar a si mesmo. Basta reconhecer o erro da sua "posição" mental e corrigí-lo, passando a acreditar firmemente: "Eu sou um ser grandioso, pois sou filho de Deus".

Dia 29

Reconheça a presença de Deus

Caro leitor, saiba que Deus é assim. Ele é uma força viva que nos estimula, nos orienta e faz aumentar a nossa própria força. Mas, se queremos que a força de Deus aja dentro de nós, precisamos, antes de mais nada, conscientizar que "Somos a extensão da Vida de Deus", ou não será possível receber as bênçãos de Deus, a Sua sabedoria e o Seu amor. Aquele que não reconhece a presença de Deus dentro de si mesmo está, por assim di­zer, "expulsando Deus do seu interior". Tudo aquilo cuja presença não é reconhecida pela nossa mente é como não existisse para nós. Há, inclusive, um provérbio diz: "Quando a mente está ausente, o homem não vê apesar de ter olhos, e não ouve apesar de ter ouvidos". Deus está dentro de nós, e a Sua voz sussurra bem no fundo de nossa alma, orientando-nos e encorajando-­nos. Todavia, se a nossa mente estiver por demais presa aos sofrimentos e ódios deste mundo, não poderemos sentir a presença de Deus den­tro de nós, nem ouvir a Sua voz que sussur­ra para a nossa alma.

Dia 30

Fé na existência de Deus

Às vezes somos assaltados pela dúvida. A fé na existência de Deus foge do nosso co­ração e sentimo-nos inseguros. Mas mes­mo quando pensamos que Deus não existe, Ele está conosco, está dentro de nós, e nos faz viver. Isso é comparável ao fato de que mesmo que uma pessoa desconheça a exis­tência do ar, ela está sendo mantida viva graças a ele. Agora suponhamos que essa pessoa tome conhecimento da existência do ar e efetue uma respiração profunda. Ela se sentirá grata ao ar, e sentirá plenamente os seus benefícios. O mesmo acontece em relação a Deus. Quando nos conscientiza­mos da existência de Deus, podemos gozar mais plenamente as suas bênçãos.

Quando você se sentir angustiado e depri­mido, e não souber mais o que fazer, deve se esforçar para efetuar uma "reviravolta" em sua mente. Procure não pensar nas suas angústias, na sua "fossa". Não fique presa a elas. Mude a "posição" da sua mente e vol­va-a para Deus volva-a para a Luz. Deus ja­mais fica angustiado ou deprimido. E você que é filho de Deus, não deve ficar angustiado ou deprimido. Conscientize-se de que Deus, está aqui e agora, dentro de você. Não acredite na existência eina existência real dos males, infelicidades e dificuldades. Acredite que eles são produtos da ilusão da mente humana e que dentro de você existe a infinita força de Deus, capaz de extinguir todos os tipos de males, infelicidades e dificuldades.

Dia 31

Você jamais fracassará

Devemos conhecer o grande poder da mente. A mente é a criadora de todas as coisas. E nós temos a grande capacidade de mudar livremen­te a nossa "posição mental".
Tenhamos a pureza mental de uma criança. Quando uma criancinha vai a um piquenique, ela vive unicamente a alegria e o prazer daque­le momento, sem perturbar a sua mente com preocupações desnecessárias. Sejamos assim em relação ao modo de viver: Volvamos a nossa mente para Deus, que está agora diante de nós, e vivamos, agora, com alegria e prazer a nossa "vida de um filho de Deus". Repitamos mentalmente, com toda a firmeza: "Eu sou filho de Deus, e nada me atormenta". Por maiores que sejam as difi­culdades que sobrevenham em nossa vida, elas não são nada diante da infinita força de Deus que existe dentro de nós. Não há problemas que não possam ser solucionados quando essa força põe em ação a nossa mente. Deus está dentro de você. Por isso, você jamais fracassará.

[Masaharu Taniguchi]


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com