Como tornar feliz a nossa vida



O ser humano desperdiça energia cada vez que manifesta atitudes mentais negativas, tais como: lamentar-se de al­gum infortúnio; queixar-se de alguma dificuldade; fazer reclamações; apontar defeitos; lastimar um fracasso; ficar res­sentido com alguém, atribuindo-lhe a causa do próprio fracasso, etc.
 Cada vez que mencionamos o lado negativo das coisas, cada vez que nos lembramos de fatos negativos, nossa energia interior se desgasta, ficamos desanimados, e per­demos, na mesma proporção, a coragem para nos reerguermos. Conscientizando­-nos disso, doravante deixemos de repetir tal tolice. Quem quer que seja, se intenta alcançar um êxito realmente grande, deve esquecer todos os fracassos do passado e olhar unicamente para a luz que existe no caminho à sua frente. Não deve proje­tar sombras escuras na mente. Não deve praticar nenhum ato que possa pesar na consciência. Independentemente de sua conduta chegar ou não ao conhecimento dos outros, deve evitar atos que pesem na consciência, atos desonestos, atos que provoquem sensação de mal-estar. Mesmo que haja casos em que aparentemente se obtém vantagem pela prática de algum ato desonesto, devemos saber que quem ganha desse modo um ponto neste mun­do visível, na verdade está perdendo 100 pontos no mundo invisível.

Não fique irritado, nem ansioso. To­dos os atos e pensamentos que desarmoni­zam a mente lhe serão prejudiciais. Evite todas as coisas que possam causar sensa­ção de mal-estar e ansiedade. Se não for possível evitá-las, procure manter a men­te de modo a não ser perturbada por elas. Tenha a mente natural. O destino começa a declinar quando a pessoa deixa de ter a mente natural. Não entre em atrito com os outros. Seja o mais generoso possível. Quem não possui a virtude da generosi­dade pode provocar a própria queda devi­do à intransigência, por mais correto que seja. Evite discussões. Mesmo que você vença na discussão, será ruim se a pessoa que perdeu ficar zangada e passar a nutrir rancor contra você.

Todo atrito é desperdício de ener­gia; e o atrito mental é um terrível inimigo que corrói a felicidade, a saúde e o êxito do ser humano. O atrito mental não traz felicidade a ninguém; pelo contrário, mina por dentro a energia vital do ser hu­mano. O amor age como um lubrificante para tornar suave o movimento da "roda da Vida". O espírito de perdão elimina as asperezas dos pontos de atrito, e tor­na mais íntimo os contatos interpessoais. Quem pretende alcançar grande êxito na vida deve cultivar sempre o espírito de perdão, para preencher pontos falhos, evitar choques e atritos, e tornar suave o movimento da "roda da Vida" de todas
as pessoas.

De onde surge o flor da cerejeira?

A beleza de uma cerejeira em flor é admirada por todos. Aquelas lindas flores não surgiram de uma hora para outra. Para que elas desabrochassem, foram es­senciais os trabalhos da raiz, do tronco, dos ramos e das folhas. A raiz, o tronco e os ramos trabalharam incessantemente para absorver e assimilar os nutrientes contidos no solo; e as folhas, recebendo os generosos raios solares, também tra­balharam incessantemente, absorvendo e assimilando o gás carbônico da atmosfe­ra. Trabalhando em conjunto, finalmen­te conseguiram formar pequenos botões. Continuaram trabalhando para que esses botões se desenvolvessem e, por fim, con­seguiram fazer com que eles desabrochas­sem. O mesmo ocorre com o ser humano.

O fato de uma pessoa existir, aqui e agora, não se deve exclusivamente a ela própria. Em outras palavras, ela não a este mundo por seu próprio poder. Do mesmo modo que as flores desabrocham graças à existência da raiz, do tronco, dos ramos e das folhas, o ser humano está vivo graças à existência dos pais e dos antepassados, que se originaram de Deus e lhe transmi­tiram a Vida de Deus. Portanto, devemos agradecer a Deus; devemos agradecer a nossos antepassados; devemos agradecer a nossos pais. O ser humano, embora pa­reça ser constituído de corpo carnal, na verdade é espírito. Portanto, agradecer em espírito significa fornecer nutriente à nossa própria raiz vital. Como o ser hu­mano não é corpo carnal, e sim espírito, quando o espírito deixa o corpo, este se torna vazio, ainda que a forma permaneça. O corpo morto não fala nem responde; é completamente vazio. Por isso, é enterrado ou clemado. Está claro, portanto, que o ser humano não é corpo carnal , e sim espírito. Vamos, pois, cuidar bem do aspecto espiritual. Não fiquemos com a mente tumultuada; não nos encoleziremos; não nos queixemos. Pensemos nas graças recebidas de Deus, dos nossos antepassados e dos nossos pasi, que constituem a raíz, o tronco e os ramos, de onde provém a Vida.

Situações adversas como a miséria e a doença, indicam que não está sendo suficiente o fortalecimento de "elementos nutritivos" à raíz. Fornecer "elementos nutritivos à raíz significa agradecer a Deus, aos antepassados e aos pais. Vamos agradecer todos os dias a eles, lendo ou ouvindo a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Assim procedendo, a cada dia que passa nos tornaremos mais vigorosos, teremos mais sorte, obteremos mais êxito, enfim, tudo será favoráve para nós. Alegrando-nos, ocorrem mais motivos de alegria; entristecendo-nos, ocorrem mais motivos de tristeza. Podemos dizer que estamos no paraíso, quando nosso espírito está feliz e refleto de gratidão. O ser humano é espírito; portanto, é como espírito que ele cria tanto
o paraíso como o inferno.

[Masaharu Taniguchi]


Você poderá gostar também:

Resumo: Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade
Baixar MP3: Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade

É inútil julgar
Homem-matéria: o erro do materialismo
Amor: o remédio natural
Como viver a dois
Qual o valor de uma vida feliz?
Mudança e escolhas
Você faz a diferença?
O que é a Seicho-No-Ie
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

3 comentários :

Ivo disse... [Responder comentário]

o melhor da vida e que depois vem a morte e acaba com tudo.Nao tenha ilusoes idiotas.

Anônimo disse... [Responder comentário]

cremado nao eh com L

luciana costa disse... [Responder comentário]

serviu pra mim...lindooo.

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com