Intervenção pedagógica



As intervenções pedagógicas devem ser realizadas com a ajuda de todos, partindo sempre do pressuposto que cada um tem o seu papel. Vamos às atribuições dos gestores:

a) Caracterização da demanda;

b) Mapear as necessidades reais educacionais especiais;

c) Verificar as adaptações de grande porte a serem implantadas;

d) Elaborar o planejamento estratégico para as necessidades educacionais especiais;

e) Normatizar procedimentos;

f) Verificar a capacitação continuada dos professores;

g) Onde, e como buscar apoio aos professores;

h) Buscar convênios e parcerias;

i) Buscar um trabalho de equipe entre os professores especialistas e os professores de educação regular;

j) Definir número de alunos por sala;

k) Recursos materiais e possíveis reformas, como banheiro, rampa e outros:

I) Fazer a ponte entre escola, comunidade e secretaria da educação.
 
As atribuições dos professores são muitas também, como:

a) Verificar a necessidade educacional especial no aluno;

b) Fazer o mapeamento das necessidades educacionais de cada aluno;

c) Fazer os ajustes pedagógicos necessários;

d) Realizar levantamento dos resultados;

e) Promover estudo de caso;

f) Criar e executar o Plano Individual de Ensino (P I.E.), para os alunos com necessidades educacionais especiais;

g) Sugerir e indicar as adaptações curriculares de Grande Porte que serão necessárias;

h) Estar sempre reavaliando o P.I.E.;

i) Estar continuamente se reciclando, participando de cursos, seminários e outros;

Porém cabe aqui ressaltar alguns cuidados quando for elaborado P.I.E., como: ele é específico para cada aluno que apresenta necessidades educacionais especiais, que seja elaborado com ajuda de todos os professores e equipe técnica. Também deverá explicar os objetivos e conteúdos próprios para cada aluno, diferenciado dos demais. Deverá ser especificado os recursos necessários, para que as atividades propostas possam ser executadas com competência.

O P.I.E. oferece os parâmetros para terminalidade, e a certificação do aluno com necessidades educacionais especais.Porém a certificação do aluno é feita quando o mesmo não alcançou os resultados mínimos.

De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001, p.7) "cada aluno vai requerer diferentes estratégias pedagógicas, que lhes possibilitem o acesso à herança cultural, ao conhecimento socialmente construído e à vida produtiva, condições essenciais para a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. Entretanto, devemos conceber essas estratégias não como medidas compensatórias e pontuais, e sim como parte de um projeto educativo e social de caráter emancipatório e global".

A escola ainda tem muito que avançar, no aspecto da educação especial como ato pedagógico em si. "A medida que as práticas educacionais excludentes do passado vão dando espaço e oportunidade à unificação das modalidades de educação, regular e especial, em um sistema único de ensino, caminha-se em direção a uma reforma educacional mais ampla, em que todos os alunos começam ater suas necessidades educacionais satisfeitas dentre da educação regular".( FERREIRA E GUIMARÃES, 2003,p. 118)

O ato pedagógico deverá empenhar-se no sentido de promover a autonomia das pessoas com necessidades educacionais especiais. comportamentos que são compatíveis com a capacidade de cada um.

Imaginar o número de obstáculo que cada aluno com necessidades especiais enfrentam no dia a dia, pode fazer com que a escola realmente faça da educação especial um juntar com a educação regular, pois todos nos somos especiais.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com