Uma imensidão que vai desde o Ceará ao Rio Grande do Sul, avançando mar afora englobando diversas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade, adentrando no interior de vários estados costeiros, bem como em Minas Gerais e Mato Grosso Sul. Nestes trechos a concentração humana gira em torno de 120 milhões de habitantes, com atividades econômicas que respondem por aproximadamente 70% do PIB brasileiro.
Estas áreas foram reconhecidas pela UNESCO, em cinco fases sucessivas entre 1991 e 2002, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 35 milhões de hectares, abrangendo áreas de 15 dos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o Bioma. Paul Dale, coordenador geral, diz que a RBMA se apóia em dois pilares. O primeiro é estabelecer mecanismos de conservação diversos e o outro é promover ações de desenvolvimento sustentável. "A missão é fomentar a relação harmoniosa entre meio ambiente e sociedades humanas. Seja por conservação, seja por fazer o uso sustentável dos recursos", define.
Ele afirma que, no mundo, são mais de 530 reservas de biosfera. É uma rede mundial. "Tem-se reservas pequenas e gigantes. A da Mata Atlântica é a maior do mundo e a mais ativa do Brasil. O bioma da Mata Atlântica tem aproximadamente 7,5 porcento em bom estágio de conservação", explica.
Gostou do artigo?
Compartilhe nas redes sociais!
Encontrou o que procurava?
O blog lhe foi útil?
Então, curta o Yesachei no Facebook!
0 comentários :
Postar um comentário
Atenção!
Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!
Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.
Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!