A cada ano, em média, cada consumidor utiliza cerca de 800 sacolas plásticas. Somente a rede Wal Mart distribui 1,2 bilhão de sacolas plásticas por ano, Por isto é cada vez mais comum as grandes redes oferecem sac colas retornáveis de pano. Outra alternativa, que algumas redes devem adotar nos próximos anos, é a utilização do bioplástico. O plástico biodegradável é fabricado a partir de amido. João Carlos Moreira, diretor da Biomater, fabricante de bioplásticos conta que, para ser considerado ecologicamente correto, são necessárias certificações e normas de decomposição. 'Após 18 semanas este saco de lixo vira adubo, é o prazo para receber a certificação".
Além de sacos, o bioplástico tem aplicações em diversos setores da economia como; alimentos, cosméticos, médico-farmacêutico, automobilístico, eletro-eletrônico, agricultura, têxtil, reflorestamento e outros com potencial de aplicação de produtos produzidos a base de biopolímeros/bioplásticos. Porém, o custo deste material é três vezes maior que o similar produzido a base de petróleo um dos fatores é a produção em baixa escala. Moreira diz que este cenário, ao menos na Europa, deve se reverter já em 2015. Para ele, a produção do "bioplástico deve ser trabalhada junto com a de alimentos, assim ele não impacta a cadeia. Pois, para produzir o bioplástico é utilizado pouco volume de amido; já o petróleo usa quase 4% do que é produzido no mundo para esse fim".
João Carlos argumenta que numa cultura agrícola, entre 3 e 5 quilos de alimentos resultam um quilo de bioplástico. "Este material volta ao meio ambiente como adubo e ainda seqüestra de 2 a 5 quilos de carbono da natureza. Este é o grande fator de sustentabilidade", destaca.
Gostou do artigo?
Compartilhe nas redes sociais!
Encontrou o que procurava?
O blog lhe foi útil?
Então, curta o Yesachei no Facebook!
0 comentários :
Postar um comentário
Atenção!
Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!
Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.
Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!