Nove dicas para ir bem no Enem 2011



1- Controle o tempo. Todos os especialistas mencionam a administração do tempo como fundamental para se dar bem no exame. Como os textos que precedem todas as questões são muito longos, e muitas vezes ainda vêm acompanhados de figuras ou gráficos, você precisará ser ágil, com o risco de estourar o prazo (especialmente no segundo dia, que também tem redação).

2- Concentre-se no conteúdo básico de cada disciplina. Porcentagem em matemática, teoria da evolução em biologia, figuras de linguagem no português, para citar alguns exemplos. "No geral, as questões que exigem conhecimento prévio do aluno apresentam uma situação problema que pede uma resposta pouco profunda em conteúdo", afirma Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo.

3- Esqueça a decoreba e aposte na interpretação de texto. Até nas perguntas das áreas de exatas, você vai
encontrar muitas das respostas nos textos e gráficos da questão,  sem precisar de alguma fórmula de física
de matemática, ela estará lá.  No geral, o conteúdo cobrado nem de longe vai exigir que você saiba de cor, por exemplo, o nome de cada etapa do ciclo da água. Basta que você leia com atenção o enunciado, pois a resposta estará lá.

4- Leia primeiro a pergunta, depois o texto. Essa dica vale exclusivamente para as questões de matemática. Assim, pode ficar mais fácil, e talvez mais rápido, achar a resposta.

5- Habitue-se a observar quadros, figuras e fotografias. Não é só de interpretação de texto queo o Enem cobra o candidato. Saber "ler" imagens pode garantir pontos extras.

6- Não tem pegadinha. Se a resposta parecer óbvia,  não perca tempo tentando achar onde está a armadilha, marque a resposta que você acha correta e siga em frente.

7- Ler jornais e revistas é fundamental. Mas saber sobre tudo o que acontece no mundo, não. "O Enem não cobra assuntos pontuais, mas grandes temas", diz Guilherme De Benedictis, professor de geografia

do Colégio Bandeirantes. O hábito de ler diferentes fontes de informação também ajuda a contextualizar e relacionar assuntos, uma das habilidades mais testadas na prova de linguagens e códigos, na avaliação de Elizabeth Massaranduba, professora de lingua portuguesa do Objetivo.

8- Leia a seção de Cartas dos Leitores de jornais e revistas. Elas servem como exercícios de argumentação, uma das competências mais cobradas na redação. "As cartas mostram como defender pontos de vista diferentes", diz Maria Aparecida Custódio, coordenadora do laboratório de Redação do Objetivo.

9- Cuidado com preconceitos. Na hora de argumentar contra ou favor de alguma ideia na redação, evite radicalismos. Os avaliadores do Enem repudiam qualquer manifestação racista, sexista ou de apoio à violência e à desigualdade social.

Veja o vídeo com dicas para uma boa redação no Enem:




Você poderá gostar também:


Simulados online, acesse os links abaixo:



Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

3 comentários :

Anônimo disse... [Responder comentário]

otimo criativo

Anônimo disse... [Responder comentário]

Irei fazer o Enem 2011 e estou muito nervoso, mas eu acho que terei boa atuação , principalmente na redação, que é o meu forte.Eu desejo a todos boa sorte na prova e muitas ralizações na vida

Anônimo disse... [Responder comentário]

MARIAH CAREY IS POWER!!!
Just listen touch my body at the exam and U get a very beautiful note!
Hey Mariah I love U so much!!! s2

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com