A economia como ciência social



As ciências sociais ocupam-se dos diferentes aspectos do comportamento huma­no. Podem ser também caracterizadas como ciências do comportamento ou, alternativamente, como ciências humanas. Compreendem áreas distintas, à medida que se possam diferenciàr, por sua natureza, os diferentes aspectos da ação do homem com os quais cada uma delas se envolve.
 A ciência política trata das relações entre a nação e o Estado, das formas de governo e da condução dos negócios públicos. A sociologia ocupa-se das relações sociais e da organização estrutural da sociedade. A antropologia cul­tural volta-se para o estudo das origens e da evolução, da organização e das diferentes formas de expressão cultural do homem. A psicologia ocupa-se do comportamento do homem, de suas motivações, valores e estímulos. Ao direito cabe fixar, com a precisão ditada pelos usos, costumes e valores da sociedade, as normas que regularão os direitos e as obrigações individuais e sociais. E à economia, que, como as demais áreas, abrange apenas uma fração das ciências sociais, compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencial­mente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispên­dio e a acumulação.

À semelhança do que ocorre com os demais ramos das ciências sociais, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma. Pelas im­plicações da ação econômica sobre outros aspectos da vida humana, o estudo da economia implica a abertura de suas fronteiras às demais áreas das ciências humanas. Esta abertura se dá em dupla direção, assumindo assim caráter biuní­voco. De um lado, porque a economia busca alicerçar seus princípios, concei­tos e modelos teóricos não apenas na sua própria coerência, consistência e ade­rência à realidade, mas ainda nos desenvolvimentos dos demais campos do co­nhecimento social. De outro lado, porque pode influir no questionamento dos princípios e das aquisições conceituais desses mesmos campos. E vai ainda além, abrindo suas fronteiras à :filosofia e à ética; à história e às diferentes manifes­tações da religião; à tecnologia e aos variados ramos que atualmente se ocu­pam do estudo do meio ambiente.

Você poderá gostar também:

A abertura da economia brasileira nos anos 90
Commodities: o que são?
Como é a economia atual?
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano atual no Brasil
O que é Política Fiscal, e como funciona?
Políticas Econômicas: reguladora, provedora de bens e serviços, redistributiva e estabilizadora
Modelo Unipolar, Bipolar, Multipolarização - Desafios para o Futuro
Orientação para o marketing
Orientação para vendas
O que é marketing?
Fatores determinantes da mudança social
Quais os objetivos da Sociologia?
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com