O aquecimento interno do Planeta Terra



  Além do calor do sol, a Terra é aquecida também a partir das profundezas de seu interior. Esta última fonte de calor deriva da decomposição de certos elementos radiativos ­urânio, tório e potássio - e da energia gerada durante a for­mação do planeta, que depois ficou aprisionada bem abaixo da crosta.
 A quantidade de calor (medida em calorias) que escapa do interior a cada ano é mil vezes maior que a ener­gia produzida anualmente pelos terremotos, no mundo in­teiro. No entanto, no conjunto da superfície terrestre esse fluxo de calor é, em média, de apenas 0,015 calorias por metro quadrado por segundo, ou 0,063 watts por metro qua­drado. A liberação de calor interno é mais aparente onde a crosta é mais fina, como no caso da Islândia, da Nova Ze­lândia, e em certas partes do noroeste dos Estados Unidos.

O calor interno da Terra

O imenso reservatório de calor interno da Terra surgiu no início de sua formação. As colisões entre planetesimais libe­raram um calor intenso; o mesmo ocorreu com a separação entre o núcleo metálico e o manto rochoso, quando as tem­peraturas do planeta atingiram o ponto de liquefação do fer­ro. O calor derivou também da pressão das camadas externas do planeta e da desintegração de elementos radia­tivos. A superfície esfriou e esse calor primordial ficou reti­do no interior. Hoje, o calor continua a forçar passagem para a superfície, onde provoca erupções vulcânicas, gêise­res, terremotos, expansão do fundo oceânico, deriva conti­nental e formação de novas montanhas.

Onde a crosta é fina, o manto aquece a superfí­cie da água e forma mananciais quentes.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com