Remédios naturais indicados por especialistas



Para muitas mães e pais de hoje, as abordagens não­farmacêuticas para doenças são mais atraentes do que nunca. Em uma pesquisa de 2009 realizada pela Opinion Research Corporation com 6.000 pais, 40% deles disseram que estavam interessados em remédios naturais para os seus filhos, em comparação com 23% em uma pesquisa semelhante feita em 2008. Os pais hoje querem que os tratamentos sejam suaves e naturais, mas, ainda assim, efetivos.

Quais são os melhores remédios naturais recomendados por especialistas? Do chá de camomila ao chiclete (isso mesmo!), nós fizemos a pesquisa para você.

Para tosse: mel

Como funciona

Mel acalma as membranas ir­ritadas do revestimento da gar­ganta, fazendo o ato de engo­lir ser menos doloroso. O mel também tem propriedades an­tioxidantes e antibióticas.

A prova

Em um estudo da Univer­sidade de Penn State, com mais de cem crianças a partir de 2 anos, uma colherada de mel administrada 30 minutos antes de dormir acalmou a tosse melhor do que xarope. Os pais também avaliaram que o mel contribuiu para que a frequência e gravidade da tosse diminuíssem.

Mas atenção

Mel não deve ser dado a bebês com menos de 1 ano, pois seu sistema imunológi­co imaturo não pode comba­ter a bactéria encontrada em alguns tipos, pondo-as em risco de contrair botulismo.

Para alergias: maçãs

Como funciona

A quercetina, um compo­nente encontrado na maçã, inibe a liberação no corpo de histaminas, compostos alér­gicos que provocam a maior produção de muco, espirros e olhos lacrimejantes.

A prova

Em um estudo publicado no Jornal de Alergia e Imuno­logia Clínica, a quercerina (em forma de suplemento) foi mais eficaz do que um an,;­histamínico tradicional.

Mas atenção

Embora a quercetina esteja disponível como suplemen­to alimentar, a maioria dos médicos recomenda que crianças apenas ingiram os alimentos com ela (como mirtilos, brócolis, frambo­esas e cebola), porque eles contém antioxidantes e ­nutrientes não encontrados em suplementos.

Para refluxo: ciclete

Como funciona

Gomas de mascar estimulam o fluxo de saliva, que neutra­liza o ácido do estômago e faz as crianças engolirem com mais frequência. Isso pode ajudar a mover comida pelo aparelho digestivo, reduzindo o risco de refluxo. Ainda que a condição seja muito mais comum em bebês, estima-se que muitas crianças sofram de azia ocasionalmente.

A prova

Um estudo britânico descobriu que mascar chiclete sem açú­car após uma refeição pode re­duzir o ácido no esôfago e redu­zir o refluxo. Ele é seguro para crianças a partir de 4 anos.

Mas atenção

A maioria desses quadros aparecem no primeiro se­mestre de vida da criança e se resolvem até 1 ano de idade. Nesse caso, a goma de mascar não pode ser usada.

Queimadura de sol: aloe vera (babosa)

Como funciona

Os compostos de cura da aloe vera agem rápido por­que trazem sangue fresco e oxigenado para os minús­culos vasos sanguíneos que nutrem a pele. Isso ajuda a reparar a pele queimada pelo sol mais rapidamente. Aloe vera também atua como hi­dratante. Feridas na pele de todos os tipos (incluindo queimaduras) necessitam de umidade para sua cura.

A prova

Em um estudo recente, a aloe vera reduziu o tempo de cicatrização de queimaduras de primeiro e de segundo grau em quase nove dias.

Mas atenção

A maior concentração é en­contrada em aloe vera gel, vendido na maioria das far­mácias. Hidratantes com aloe vera contêm muito menos. Você pode também manter uma planta em sua casa, quebrar uma folha e espremer o gel.

Para cólicas: camomila

Como funciona

A camomila relaxa os es­pasmos intestinais e promo­ve um estado mental mais tranquilo. De fato, algumas pesquisas sugerem que as substâncias quimicas ativas na camomila têm o mesmo efeito sobre o cérebro que um sedativo leve, mas sem os efeitos colaterais.

A prova

A planta é um remédio popu­lar para as cólicas há séculos, e pesquisas recentes compro­vam sua eficácia. Em um es­tudo italiano com bebês em época de amamentação que sofriam com cólicas, o chá de camomila reduziu o tempo de choro em 85%.

Mas atenção

É recomendado o aleitamen­to materno exclusivo até o 6° mês de vida. Além disso, crianças podem ser sensíveis à ambrósia (planta seme­lhante à camomila) e podem desenvolver uma erupção de­pois de beber o chá.

Para diarréia: probióticos

Como funciona

Os probióticos são bactérias saudáveis do iogurte, da coa­lhada e de alguns outros ali­mentos e bebidas. Eles ajudam a parar a diarreia associada a antibióticos. Para diarreia infecciosa, acredita-se que as boas bactérias nos probióticos podem expulsar as más que vivem no aparelho digestivo ou matar os microganismos que causam infecções.

A prova

Em uma revisão de estudos publicados no Journal of Cli­nical Gastroenterology, os probióticos foram apontados como benéficos para comba­ter a diarreia associada a an­tibióticos, bem como a diar­reia infecciosa em crianças.

Mas atenção

O uso de probióticos no Bra­sil é de crescente aceitação. As fórmulas lácteas infantis já contam com probióticos em sua composição. Procu­re pelo Lactobacillus casei em rótulos de iogurte.


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com