Animais de estimação ajudam no desenvolvimento da criança



Presentear com um cachorro, gato ou pássaro é uma tarefa que exige pesquisa. Aos pais, que decidi­rem atender às solicitações das crianças, fica a tarefa de escolher o pet ideal para o ambiente em que irá viver.

Segundo a presidente do Departamento de Saúde Mental e coordenadora técnica da Neonatologia do Hospital Municipal e Maternidade Escola Vila Nova Ca­choeirinha, em São Paulo, doutora Miriam Ribeiro, um animalzinho funciona como um brinquedo vivo que se movimenta e motiva as crianças a se exercitarem.

"Ter um animalzinho de estimação é muito bom, pois ajuda na saúde física e mental. A criança cria um víncu­lo de amizade com os pets, cuida deles e os observa, o que em longo prazo pode ajudar no desenvolvimento do senso de responsabilidade e de cuidados próprios"; diz. O animal que melhor desempenha o papel de companheiro, segundo a especialista, é o cachorro.

Para o clínico veterinário membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV - SP) os animais indicados para crianças que moram em locais pequenos são: peixes ornamentais, pássaros, alguns roedores, gatos e algumas raças de cães. "Entre essas raças estão mini poodle, yorkshire terrier, schnau­zer miniatura, lhasa apso, shih tzu, pinscher e pug", diz.

O especialista acrescenta que em casas espaçosas e com quintal, a opção deve ser por raças que tenham a função de companhia e guarda, como rottweiller, pas­tor alemão, doberman, schnauzer gigante, fila brasileiro, dog alemão, labrador, golden retriever, entre outros.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

2 comentários :

Priscila disse... [Responder comentário]

"brinquedos vivos"... não deem animais para crianças que pensam que eles são brinquedos. Animais são mais como crianças especiais, que não sabem falar, mas precisam de cuidado extra.
Eles precisam de agua e ração toda a hora, vacinação todos os anos, vermifugo de 4 em 4 meses, carinho, amor, remédios, veterinário...não é algo simples, assim..porém com a ajuda dos pais e uma boa educação, eles podem cuidar de um, sim.

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá Priscila, boa noite!

É verdade são, são animais e não brinquedos! Concordo contigo, a criança precisa saber que eles diferentemente dos brinquedos, precisam de cuidados.

Obrigado por participar, e volte sempre!

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com