Formação do processo psíquico





Metalidade - O conjunto das convicções.
Força de vontade - O valor das convicções.
Dúvida - Bomba que destrói as convicções e bloqueia o desencadeador do Processo Psíquico.


O PROCESSO PSÍQUICO DOS FENÔMENOS PARANORMAIS, esse foi o primeiro título planejado para este capítulo.

Sim, pois essa foi a primeira constatação: Para que os Fenômenos Paranormais sejam desencadeados, observa­-se que são necessárias determinadas condições. E isso fica mais evidente na manifestação dos Fenômenos Paranormais mais extraordinários, como nas visões e aparições, nas casas que parecem estar mal-assombradas e nos indivíduos que parecem estar possessos por demônios e outros espíritos.

Posteriormente, constatou-se que essas condições especiais eram as condições sempre necessárias para que o Poder Extra, a capacidade que a Mente Humana possui de produzir resultados, seja acionada; por isso a denominação deste capítulo passou a ser O PROCESSO PSÍQUICO DO PODER EXTRA.

Para mais facilmente entender as partes e compreender sua relação com o todo, convém definir com clareza e precisão o significado de cada palavra e correspondente conceito que integram a essência do Processo Psíquico, seu esquema fundamental.

- Que é Processo? Qual o significado dessa palavra neste contexto?

- O termo Processo, amigo leitor, significa: " o caminho a ser percorrido para se alcançar um destino determinado", Em outras palavras, Processo são as diferentes e sucessivas etapas a serem venci das ou realizadas para se atingir um objetivo proposto.

- E Psíquico, o que significa?

Psíquico é sinônimo de "mental" ou próprio da Mente.

É termo de origem grega. Deriva-se da palavra "psiquê" que quer dizer "alma" ou "espírito", ou sej a, aquela realidade existente no Ser Humano que vai além do corpo físico. Realidade esta, aqui definida como Mente Humana.

O Processo Psíquico é, pois, determinada seqüência de etapas sucessivas que a Mente Humana percorre, em sua dinâmica própria, para produzir um resultado.

Antes de prosseguir a leitura, amigo, observe atentamente o esquema do Processo Psíquico no início do presente capítulo.

Toda atividade mental sempre principia a partir de um ESTÍMULO. E inúmeros são os elementos que podem servir de estímulo para acionar a atividade mental: uma imagem, uma palavra, um objeto, uma sensação tátil ou de qualquer outro sentido, uma idéia ...

Talvez o estímulo mais claro e direto que o Ser Humano possa utilizar sob o comando da Função Racional seja a PALAVRA. Assim, basta que se leia a palavra "gato" para que se desencadeie toda uma atividade mental no indivíduo que fala, ouve ou lê a palavra "gato".

Mais, essa atividade mental será diferente em cada indivíduo, segundo o significado simbólico desse termo. - Que é símbolo? E qual seu valor no Processo Psíquico?

- Símbolo é a carga de energia vital que cada estímulo possui no acionar da atividade mental. Por exemplo: a palavra "gato" possui carga simbólica diferente para cada indivíduo, segundo as programações mentais que aciona no Subconsciente de cada um. Para muitas pessoas "gato" despertará simplesmente a lembrança desse felino doméstico, com reduzido poder de atuação mental. O contrário, porém, ocorre com aquelas pessoas que têm horror a gato. Nessas, a carga simbólica e o correspondente poder de atuação mental é muito grande, acionando o Processo Psíquico de forma muito intensa e significativa. O mesmo ocorre com aquelas pessoas que são apaixonadas por gatos, despertando neste caso pensamentos, imagens e emoções agradáveis.

Em síntese, as etapas do Processo Psíquico são as seguintes:

ESTÍMULO, sendo a PALAVRA o estímulo mais comum e de mais fácil acesso e de conteúdo simbólico normalmente mais claro para ativar o Processo Psíquico sob o controle racional do indivíduo.

A PALAVRA é o SÍMBOLO que mais facilmente pode ser utilizado como ESTÍMULO para acionar o desencadear do Processo Psíquico.

O ESTÍMULO desperta o PENSAMENTO, o qual sempre vem acompanhado da IMAGINAÇÃO.

A IMAGINAÇÃO, com sua infinita riqueza de Imagens:

- desperta o SENTIMENTO e a EMOÇÃO, como atividades mentais típicas do Subconsciente;

-contribui de forma significativa para o indivíduo atingir a COMPREENSÃO e a CONVICÇÃO, atividades mentais típicas do Consciente, a Função Racional da Mente Humana.

A Emoção e a Convicção levam o indivíduo a vivenciar o mais elevado grau da atividade mental: o estado de FÉ.

A Fé aciona o Poder Extra, e o resultado é inevitável, segundo o conteúdo da Convicção e da Emoção.

É o Poder da Criação, presente em todo Ser Humano, como filho de Deus, produzindo o FIAT LUX. O Criador disse: "faça-se a luz!" E a luz se fez.

- É preciso ter pensamento positivo.

Essa frase já se tornou rotina, em muitos meios.

Mas, por que muitas pessoas procuram manter um pensamento positivo, lêem livros nessa área e, assim mesmo, não obtêm os resultados almejados ou os seus desejos não se realizam?

É preciso compreender como funciona nosso mundo interior, nossa mente ou o nosso Processo Psíquico. O nosso mundo interior possui uma lógica, uma seqüência de etapas que precisamos conhecer e compreender, para poder conduzir a atividade psíquica de tal forma que nos dê as respostas desejadas.

Além do Processo Psíquico, estrutura básica em nossa vida interior, psíquica ou mental, precisamos conhecer, compreender e respeitar as demais Leis mentais, para que o fantástico potencial que habita o íntimo do ser humano possa desabrochar em plenitude.

O Processo Psíquico, sua estrutura e seu funcionamento, explicamos a seguir:

Clique nos links ou no link de seu interesse.

O Pensamento e a Palavra
A Fé
Convicção, Emoção e Mentalidade
A Compreensão
O Sentimento
A Imaginação



Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com