A organização de um blog é fundamental, pois pouco adianta você ter ótimos artigos, mas seus leitores não conseguem encontrá-los. Mostrarei um recurso simples e que pode ajudá-los nessa tarefa.
Existem outras formas de mostrar artigos pelos quais os leitores possam se interessar:
Mostrando artigos relacionados: o LinkWithin, FEEDJIT mostram ao seu leitor artigos relacionados ao que ele está lendo.
Ferramenta de busca: um mecanismo de busca interno - como o Google Web Elements, podem auxiliar o visitante a encontrar um artigo, quando ele sabe o que deseja.
Categorias: as categorias do Blogger podem ajudar o visitante a encontrar outros artigos sobre o mesmo assunto.
As formas supracitadas, são "direcionadoras" para que o leitor encontre um artigo de seu interesse. Um índice dos artigos por sua vez, é uma ótima maneira de exibir todos os links de seus textos. Desta forma, o leitor consegue encontrar com maior facilidade algo que procura em seu blog.
A vantagem deste método é que você cria o índice uma única vez. Daí em diante, a atualização será feita automaticamente, e sem necessidade de alteração cada vez que você publicar uma postagem.
A vantagem desta opção é o tempo de carregamento do índice. Por se tratar de uma página pronta, seu tempo de carregamento é rápido, pois não há necessidade de execução de scripts. Outra vantagem é que você pode escolher os artigos que você não quer que apareçam no índice.
Entretanto, por ser uma página fixa, sempre que você postar um novo texto, terá que atualizar a página de índice.
a) Obtendo uma lista com links de todos suas postagens :
Eu consegui isso instalando em meu HTML o código Melhorando a apresentação dos marcadores e arquivos. Com a colocação do código, ao clicar em um marcador de Categoria ou no Mês/Ano no Arquivo do Blog, aparecerá uma lista dos títulos com todos os artigos, e não mais o início dos artigos. Para você entender melhor, clique em Yesachei para ver como aparece a lista após eu clicar em um mês qualquer no marcador de arquivos do blog. Assim, para obter a lista de meus artigos, vou clicando nos meses, e copiando para o excel para formar a base para a construção do índice.
b) Crie uma planilha no Excel para montar o índice:
É muito simples, vá copiando e colando no excel sucessivamente a lista dos artigos que estão sendo exibidas após você clicar em um determinado espaço dos aquivos do seu blog. Se desejar que algum artigo não apareça no índice, remova-o da lista. Ordene seus artigos em ordem alfabética, utilizando a opção Classificar, no excel. Salve a planilha para facilitar as futuras atualizações do seu índice.
c) Publicando o índice utilizando o Windows Live Writer:
Abra o Windows Live Writer. Copie a lista do item anterior e cole-a no artigo que você criou. Agora, é só publicar o índice em seu blog. Após isso, crie um atalho para esse artigo em algum lugar de seu blog, como por exemplo, no menu superior.
Depois da publicação inicial de seu índice, será necessário atualizá-lo a cada novo artigo que você escrever em seu blog. Contudo, a atualização será mais simples, bastando copiar para a planilha o último artigo publicado, ordenar novamente por data e atualizar o índice no blog.
Você poderá gostar também:
Caixinha com link para postagem
Como redirecionar um blog ou site
Como colocar blog no sitemap google
Colocar perfil do seu Twitter no seu blog - Twitter Widget
Saiba como colocar o seu blog nos mecanismos de busca: Google, Yahoo e Bing
Colocar tradutor automático do Google no seu blog
Existem outras formas de mostrar artigos pelos quais os leitores possam se interessar:
Mostrando artigos mais populares: ferramentas como o PostRank ou o FEEDJIT conseguem mostram seus artigos mais populares, ou seja, aqueles mais lidos.
Ferramenta de busca: um mecanismo de busca interno - como o Google Web Elements, podem auxiliar o visitante a encontrar um artigo, quando ele sabe o que deseja.
Categorias: as categorias do Blogger podem ajudar o visitante a encontrar outros artigos sobre o mesmo assunto.
As formas supracitadas, são "direcionadoras" para que o leitor encontre um artigo de seu interesse. Um índice dos artigos por sua vez, é uma ótima maneira de exibir todos os links de seus textos. Desta forma, o leitor consegue encontrar com maior facilidade algo que procura em seu blog.
Criar um índice automático:
Essa é uma excelente dica que peguei da Juliana do Dicas Blogger. Para inserir o código, entre no painel do seu blog, clique em Editar postagens depois em Editar páginas, depois em Criar nova página. Dê um nome para sua nova página, pode ser: Mapa do site, Índice, Arquivos do blog etc.
Pegue o código abaixo, copie cole em sua nova página. Clique em editar HTML, coloque o nome do seu blog onde está escrito Nome do seu Blog clique em Escrever e em Publicar página.
<script style="text/javascript" src="http://100rede.com/mapablogger.js"></script>
<script src="http://NOME_DO_SEU_BLOG/feeds/posts/default?max-results=1000&alt=json-in-script&callback=loadtoc"></script>
A vantagem deste método é que você cria o índice uma única vez. Daí em diante, a atualização será feita automaticamente, e sem necessidade de alteração cada vez que você publicar uma postagem.
A desvantagem fica na velocidade de criação do índice, pois quanto mais postagens você tiver, mais lento será o carregamento do seu índice. Isso ocorre porque o código precisa ler todos os seus artigos para montar o índice.
Aqui no Yesachei, optei pelo formato automático. Veja o meu índice aqui.
Criar um índice manualmente:
A vantagem desta opção é o tempo de carregamento do índice. Por se tratar de uma página pronta, seu tempo de carregamento é rápido, pois não há necessidade de execução de scripts. Outra vantagem é que você pode escolher os artigos que você não quer que apareçam no índice.
Entretanto, por ser uma página fixa, sempre que você postar um novo texto, terá que atualizar a página de índice.
a) Obtendo uma lista com links de todos suas postagens :
Eu consegui isso instalando em meu HTML o código Melhorando a apresentação dos marcadores e arquivos. Com a colocação do código, ao clicar em um marcador de Categoria ou no Mês/Ano no Arquivo do Blog, aparecerá uma lista dos títulos com todos os artigos, e não mais o início dos artigos. Para você entender melhor, clique em Yesachei para ver como aparece a lista após eu clicar em um mês qualquer no marcador de arquivos do blog. Assim, para obter a lista de meus artigos, vou clicando nos meses, e copiando para o excel para formar a base para a construção do índice.
b) Crie uma planilha no Excel para montar o índice:
É muito simples, vá copiando e colando no excel sucessivamente a lista dos artigos que estão sendo exibidas após você clicar em um determinado espaço dos aquivos do seu blog. Se desejar que algum artigo não apareça no índice, remova-o da lista. Ordene seus artigos em ordem alfabética, utilizando a opção Classificar, no excel. Salve a planilha para facilitar as futuras atualizações do seu índice.
c) Publicando o índice utilizando o Windows Live Writer:
Abra o Windows Live Writer. Copie a lista do item anterior e cole-a no artigo que você criou. Agora, é só publicar o índice em seu blog. Após isso, crie um atalho para esse artigo em algum lugar de seu blog, como por exemplo, no menu superior.
Depois da publicação inicial de seu índice, será necessário atualizá-lo a cada novo artigo que você escrever em seu blog. Contudo, a atualização será mais simples, bastando copiar para a planilha o último artigo publicado, ordenar novamente por data e atualizar o índice no blog.
Você poderá gostar também:
Caixinha com link para postagem
Como redirecionar um blog ou site
Como colocar blog no sitemap google
Colocar perfil do seu Twitter no seu blog - Twitter Widget
Saiba como colocar o seu blog nos mecanismos de busca: Google, Yahoo e Bing
Colocar tradutor automático do Google no seu blog
Gostou do artigo?
Compartilhe nas redes sociais!
Encontrou o que procurava?
O blog lhe foi útil?
Então, curta o Yesachei no Facebook!
2 comentários :
Bom dia! Você sabe como classificar as postagens por data automaticamente? Quando faço a pesquisa na barra sobre algum post, ele aparece os posts relacionados, mas não os classifica por data automaticamente, apenas dá a opção de classificação separadamente.
Olá Tavares, bom dia!
Eu fiz a pesquisa da palavra Google em meu blog e elea me retornou as postagens relacionadas corretamente por data, em ordem decrescente.
Dá uma olhada neste link:
http://www.yesachei.net/2011/07/indice-manual-e-automatico-para-blog.html?showComment=1349955336619#uds-search-results
que você verá como ficou a busca.
Se mesmo assim tiver alguma dúvida, recomendo que leia esses links abaixo:
http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/11/criando-um-indice-para-seu-blog.html
http://www.dicasparablogs.com.br/2010/09/criar-um-indice-do-blog-mostrar-links.html
http://www.mundoblogger.com.br/2009/11/criar-um-mapa-do-site-no-seu-blog.html
Abraço amigo. Obrigado pela visita e volte sempre!
Postar um comentário
Atenção!
Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!
Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.
Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!