Esboço da evolução do ser humano



A existência do planeta Terra é superior a quatro bilhões de anos, segundo pesquisas geológicas. A vida também é antiga, pois os biólogos acreditam que as primeiras células vivas datam de três bilhões de anos. Entretanto, o aparecimento dos animais superiores, aqueles que possuem uma anatomia complexa, é recente: datam de setenta milhões de anos. O ser humano, mamífero descendente de um ramo dos primatas, se desenvolve há três milhões de anos.
Até nossos dias, a evolução do ser humano esteve condicionada por uma série de mudanças na espécie, que só foram possíveis devido a sua capacidade de pensar e lutar pela superação de suas necessidades. Foi enfrentando com o raciocínio necessidades como alimentação, ves­tuário ou moradia, que o gênero humano se desenvolveu. Nesse processo de evolução, a utilização das mãos foi decisiva.

A partir do momento que um grupo específico de primatas conseguiu adotar uma postura ereta, as mãos começaram a ser usadas como fer­ramentas para pegar e segurar objetos. Ao contrário de outros mamí­feros, quando o homem passou a utilizar apenas os pés para se loco­mover, deixando as mãos livres, pôde fabricar outras ferramentas que o ajudaram a enfrentar o meio em que vivia. Nasce assim o trabalho: atividade que exige do gênero humano o uso constante das capacidades mentais e físicas na construção dos meios que possibilitem a sobrevi­vência.

Vale salientar que todo esse processo, além de levar milhares de anos, não atingiu um indivíduo isoladamente, mas todos. Essas con­quistas se deram dentro de um processo educativo coletivo, no qual os seres humanos aprenderam juntos a sobreviver. Foi esse enfrentamento coletivo com a natureza que possibilitou o desenvolvimento da lin­guagem.

De posse das formas de expressão e comunicação que a linguagem possibilitou, e através do uso de novas ferramentas, os seres humanos aperfeiçoaram seus hábitos alimentares, o que implicou um maior de­senvolvimento do seu modo de viver e de pensar. Assim, com o passar do tempo, o gênero humano começa a utilizar o fogo, a roda, os metais, novos tipos de alimentos ...

O trabalho leva o ser humano a seguir o caminho da civilização: a partir do momento em que transforma a natureza, o homem também se transforma. A natureza, por sua vez, passa a trazer as marcas da ação humana.

Passando a viver em lugares fixos através de atividades agrícolas e pastoris, foi possível ao homem organizar-se em tribos. As tribos evoluem, as atividades ligadas ao trabalho se dividem, nasce a espe­cialização das funções: enquanto alguns caçam, outros plantam ou ain­da fabricam cestos. Aparecem as regras de convivência, as crenças, as tradições, o desejo de domínio de uma tribo sobre outra. A luta entre tribos rivais levou às primeiras formas de exploração do homem pelo homem. Nascem as primeiras formas de escravidão.

É em meio à divisão social do trabalho e à escravidão que vão aparecendo as primeiras cidades. O início da vida urbana traz novas atividades como o comércio, a navegação, o artesanato. A cidade ins­titui nova forma de viver; a troca de idéias passa a ser maior. Surgem novas formas de organizar a vida: as normas se tornam leis e as leis, por sua vez, fixam costumes, tradições e maneiras de agir que são tidas como convenientes pelo grupo social. Nasce assim a sociedade: uma vida em grupo que se caracteriza por apresentar relações sociais complexas onde, segundo Durkheim, o interesse coletivo impõe regras às condutas individuais.

As primeiras grandes organizações sociais complexas apareceram entre 4000 e 2000 a.c. São as civilizações do Egito, Mesopotâmia, Fenícia, Índia, China, Grécia e as civilizações americanas pré-colom­bianas.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com