O que é convicção e emoção



A CONVICÇÃO

Um pensamento vívido conjugado a uma imagem forte, sobre a mesma realidade, cria, na mente, uma CONVICÇÃO.

O pensamento vívido é resultante de idéias estruturadas.

A imagem forte surge da imaginação excitada.

Não importa se a imagem ou pensamento sejam positivos ou negativos, de sucesso ou de fracasso, de capacidade ou de incapacidade, de vitória ou derrota, de frustração ou de realização, de perturbação ou de paz interior, de sombra ou de luz, de morte ou de vida.

A idéia e a imagem, quando conjugadas, criam a convicção.

E a CONVICÇÃO faz brotar, instantaneamente, uma EMOÇÃO.

Mais: todas as grandes realizações tiveram como força propulsora grandes convicções.

Os grandes personagens da História Humana sempre foram guiados por grandes convicções. Convicções que os arrebatavam.

Assim foi com COLOMBO que, após convencer-se de que a Terra era redonda e não achatada como se acreditava, no seu tempo e antes dele, criou em si a firme convicção de que poderia chegar às Índias, que ficavam a leste, viajando em direção oeste, dando a volta no planeta.

Essa idéia era simplesmente absurda para a quase totalidade das pessoas de seu tempo. Somente Colombo. mais alguns cientistas e sábios haviam descoberto que a Terra era redonda.

Colombo, profundamente convicto de que isso era verdade, ficou extremamente emocionado, emoção construtiva e forte. E, dinâmico como era, decidiu-se a demonstrar, pela prática, a importância dessa verdade ou dessa descoberta, dessa convicção que o arrebatava.

Sem dinheiro, sem recursos, sem nada, mas uma grande convicção somada a uma forte emoção vibra em todo seu ser: "Fazer uma viagem às Índias, com uma pequena frota de carave1as, viajando em direção oeste. DESCOBRIR UM NOVO CAMINHO PARA AS ÍNDIAS".

E Colombo consegue os navios e os recursos, depois de muitas dificuldades, pondo à prova sua grande pertinácia.

Mas caravelas sem homens, sem marinheiros, para nada servem. São taperas dentro do mar. Colombo precisa de homens, de marinheiros corajosos. Muitos e corajosos marinheiros. Parte para a luta, empunhando a única arma e a única luz que dirige e impulsiona suas ações e decisões:

DESCOBRIR UM NOVO CAMINHO PARA AS ÍNDIAS!

É a grande convicção de Colombo.

E Colombo vence todos os obstáculos. Até mesmo o maior obstáculo - o desprezo dos medíocres, que o tachavam de maluco, doido, ruim da cabeça, visionário alucinado.

Colombo vence e abre as portas do Novo Mundo, sagrando-se para sempre nas páginas da História como o Grande Descobridor.

- Assim foi com Santos Dumont, o inventor do avião. CONVICTO de que poderia produzir um aparelho mais pesado do que o ar, capaz de voar, Santos Dumont

não descansou. Enfrentou todos os obstáculos, até produzir a máquina voadora.

As circunstâncias são outras, mas a realidade interior de DUMONT é, praticamente, a mesma de COLOMBO.

"UMA GRANDE CONVICÇÃO o guia e o impulsiona" .

Nada o detém.

ESANTOS DUMONT É VENCEDOR, É HERÓI. - Assim poderíamos encher livros e livros, ilustrando essa verdade.

Mas você mesmo pode analisar sua vida. Verificará que são as suas convicções positivas ou negativas que conduzem os seus passos, os seus atos, as suas realizações e as suas omissões.

A EMOÇÃO

Por sua vez, uma EMOÇÃO pode gravar em nossa mente, pela elevada energia vital de que vem carregada, uma CONVICÇÃO.

É noite, começa a ventar e a trovejar. Uma tempestade se desencadeia. Vento, relâmpagos e trovões. Os sentimentos se fazem emoção. As pessoas expressam, insegurança apreensão, medo. Um clima tenso e perturbado cresce entre os adultos que estão na casa. E Julieta, de seis anos, acompanha tudo com o coração sobressaltado. A tempestade cresce. Ameaça carregar telhas da casa. Árvores se curvam. Objetos são carregados. O desespero se faz sentir como estranha vibração emocional. De repente, a luz se apaga. E o pânico explode em todos os corações. O tempo que a tragédia perdura, não importa. Desse dia em diante,

Julieta não mais dorme no escuro. Relâmpagos a apavoram. Ou o vento a enche de medo e perturbação. Julieta não consegue dominar-se ou controlar-se. Essa situação poderá perdurar ao longo dos anos, na vida de Julieta.

Julieta, naquela noite de desespero, CONVENCEU-­SE de que:

- escuro é perigoso, extremamente perigoso; os relâmpagos perderam o encanto de fogos de artifício riscando o céu e transformaram-se em horríveis serpentes de fogo, ameaçadoras e terríveis; o vento deixou de ser a alegre festa acariciando as faces para transformar-se num fantasma invisível e perturbador.

O inverso também pode acontecer. Uma forte emoção positiva pode gravar, na mente do ser humano (Julieta, Maria ou Felisberto), uma convicção que enche o coração de alegria, entusiasmo, coragem, autoconfiança.

- Ricardinho está entusiasmado. Segunda-feira, irá começar seus estudos na Escola de 1 Q Grau. Em seu coração de sete anos, canta a expectativa da novidade. É um mundo novo que vai iniciar para ele. O tio Roberto vem incentivando o sobrinho. Conta as maravilhas da escola. Muitos colegas, jogos, salas de aula cheinhas de alunos, professores inteligentes e simpáticos, livros, cadernos e a magia das palavras que contam histórias em livros coloridos.

Ao acordar, pela manhã, pula da cama, vibrando de alegre expectativa. É hoje. Veste seu uniforme. Calça seu tênis. Maleta às costas, depois de um gostoso café, Ricardinho parte para a festa escolar, em seu primeiro dia de aventura.

Na escola, tudo corre bem. Está contente e animado.

Ao ensinar os primeiros números, a professora passa pela carteira de Ricardinho. Salta o coração do menino.

- Parabéns, Ricardinho! Você está aprendendo com facilidade. Muito bem, rapaz.

Ricardinho sorri. Cora suavemente o seu rosto. Uma festa de alegria e entusiasmo canta em seu peito. Aquele "Parabéns" soou aos seus ouvidos com todos os encantos da mais linda festa de aniversário. E uma palavra penetrou todo o seu ser com o frescor matinal de primavera: "rapaz". Ricardinho sente-se crescer um palmo e meio. Não é mais criança. A professora o chamou de "rapaz".

Novos estímulos, na escola e em casa, e Ricardinho se transforma no estudante Ricardo. Progride em todas as atividades escolares. As dificuldades de aprendizagem que surgem são superadas facilmente. E a matemática é sua matéria preferida. Enquanto alguns colegas vêem a matemática como um " fantasma assustador", Ricardo brinca com os números, operações, fórmulas e frações.

A matemática é um jogo divertido.

Ricardinho, desde seu primeiro dia de escola, CONVENCEU-SE, criou, no mais profundo de seu coração, a firme convicção de que ESTUDAR É MARAVILHOSO.

EMOÇÕES POSITIVAS GERAM CONVICÇÕES POSITIVAS.

MENTALIDADE

A sua mentalidade, o seu modo de pensar e ver o mundo, tem como base as suas convicções.

O conjunto de suas convicções forma a sua MENTALIDADE.

E é a sua mentalidade que, na realidade, conduz 90% ou mais de sua vida. Ao menos naquilo em que sua vida depende de você.

Mas, sem dúvida, são suas convicções que dão direção e colorido à sua existência. Você pinta o mundo à sua volta de conformidade com as suas convicções.

E o conjunto das convicções de cada pessoa, de cada ser humano, é formado, construído, organizado, estruturado ao longo de sua existência.

O que você ouve, desde a mais tenra idade; o que você vê; o que você estuda; o que você experimenta; os fatos e os acontecimentos pessoais e da sociedade em que você vive; tudo contribui, de alguma forma, para ir estruturando o conjunto de suas convicções que moldam a sua mentalidade, o seu modo de pensar, do qual tantas vezes você se orgulha. E, na realidade, mais do que você, foram os outros; foram os acontecimentos da sociedade em que você viveu e vive; foram eles - independentemente de sua vontade - que estruturaram sua mentalidade, seu modo de ver e julgar a realidade, as pessoas e os acontecimentos.

Mas você poderá modificar a sua mentalidade ou aperfeiçoá-Ia, assumindo o comando de seu modo de ser e pensar, criando novas convicções.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com