Thigger points, já ouviu falar?



Gatilhos da dor

Thigger points, já ouviu falar? São pontos de tensão localizados no complexo músculo-esquelético. Eles tanto podem causar a dor local como irradiá-la, explicou a fisiatra Satiko Imamura, que também é professora da Faculdade de Medicina da USP. "Dores de cabeça e de dente, entre outras, podem ser geradas por esses pontos de tensão ou estar associadas a eles", explicou o fisiatra Jay P. Shah, do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A descoberta dos pontos-gatilho foi muito importante no tratamento da dor.
 Acionados por técnicas como acupuntura, ondas de choque e eletroacupuntura, os trígger points são desativados. "Uma vez interrompido o ponto doloroso ou causador da dor, o músculo se relaxa, o que toma possível alongar e fortalecer a área", explicou a fisiatra da USP. Para desativar os trigger points, o fisiatra Andrew Fischer, responsável pelo Departamento de Fisiatria do Hospital de Monte Sinal de Nova York, desenvolveu a terapia para a sensibilização medular segmental, conhecida também como técnica do dto Fisher. Por meio de uma agulha, o médico introduz no ponto-gatilho uma substância analgésica, em geral a Iidocaína. Dessa forma, a área dolorosa é desativada e tratada. Segundo o fisiatra, é fundamental encontrar o local exato de maior tensão para um melhor resultado no tratamento da dor.

Para desativar os trigger points, o fisiatra Andrew Fischer, responsável pelo Departamento de Fisiatria do Hospital de Monte Sinai de Nova York, desenvolveu a terapia para a sensibilização medular segmental, conhecida também como técnica do dr. Fisher. Por meio de uma agulha, o médico introduz no ponto-gatilho uma substância analgésica, em geral a lidocaína. Dessa fonna, a área dolorosa é desativada e tratada. Segundo o fisiatra, é fundamental encontrar o local exato de maior tensão para um melhor resultado no tratamento da dor.
Direto do Japão

Os pontos-gatilho podem ser desativados por meio da eletroacupuntura Ryodoraku. Desenvolvida no Japão pelo médico Yoshio Nakatani, a técnica consiste em introduzir a agulha e acionar uma corrente elétrica de baixa intensidade. "O estímulo mecânico da agulha junto com o elétrico aumenta o poder analgésico da acupuntura", explicou Satiko Imamura, introdutora do método no Brasil.

Aculpa é toda dela

Uma substância química dentro dos trigger points pode ser a causadora da dor. A descoberta é de uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde, em Maryland, nos Estados Unidos, conduzida pelos médi­cos Lynn Gerber e Jay P. Shah. O estudo teve por objetivo en­tender como ela começa e de que maneira se propaga para outras áreas além do ponto-ga­tilho. "Essa é a primeira vez que se consegue comprovar cientificamente que o ponto-ga­tilho é mais do que um simples nódulo dolorido. A substância química encontrada nos trigger points inflama a região e propa­ga a dor", explicou Jay P. Shah.







Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com