O que é camada de ozônio



O sol e as estrelas produzem vários tipos de radia­ção nocivos aos seres vivos - incluindo a ultravio­leta, uma forma invisível de radiação que se situa, no espectro eletromagnético, entre a luz violeta e os raios X. A atmosfera terrestre evita que a maior parte das radiações nocivas chegue à superfície do planeta. É a camada de ozônio, principalmente, que absorve os curtos comprimentos de onda ultravio­leta produzidos pelo sol, impedindo que atinjam a Terra.
A uma altitude que varia aproximadamente de 10 a 55 quilômetros, a camada de ozônio é uma del­gada faixa atmosférica na qual a luz solar ultravio­leta reage com as moléculas de oxigênio para criar o gás ozônio. O gás representa menos de 1 milio­nésimo do volume atmosférico total: se submetida à pressão atmosférica da superfície da Terra, a ca­mada de ozônio teria apenas 25 milímetros de es­pessura. No entanto, sem esse pequeno componen­te da atmosfera, os humanos estariam expostos a mais casos de cáncer de pele e cegueira, e as plan­tações murchariam quando a radiação decompu­sesse as moléculas orgânicas. Na verdade, sem a camada de ozônio provavelmente não poderia exis­tir vida sobre a Terra.

Circulação de ozônio

Embora a produção máxima de ozônio ocorra a uma altitude de 30 quilômetros, acima da região equatorial, as concentrações máximas são observadas sobre as re­giões polares, a 18 quilômetros de altitude. O ozônio é transportado para a estratosfera por correntes atmos­féricas que se deslocam para o alto a partir da troposfe­ra; essas correntes são geradas pelo contraste entre as temperaturas oceânicas e as massas terrestres, e pelas variações topográficas.

Um mundo desprotegido

A luz ultravioleta pode destruir o material genético das células vivas, causando cân­cer e mutilações. Não contasse a Terra com uma camada de ozônio, sua superfí­cie talvez se assemelhasse àquela do pla­neta Marte, desprovida de ozônio e, acreditam os cientistas, também de vida.

Um escudo planetário

O sol emite três tipos de luz ultravioleta - classificados como UV-A, UV-B e UV-C. O tipo mais nocivo é o UV-C, que é absorvido pela camada de ozônio.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com