Por que o ar se movimenta?



A atmosfera terrestre é feita de ar, que, ape­sar de possuir bem pouca substância, pro­tege a vida contra o inclemente espaço si­deral. Mas apenas sentimos a presença do ar quando ele está em movimento.
A brisa que seca a roupa no varal, os pos­santes ventos alísios que varrem os oceanos e as correntes de jato de grande altitude que fazem o tempo mudar a cada alteração em seu curso - tudo isso faz parte da atmosfera terrestre em movimento.

Poderosas cor­rentes ascendentes vindas do quente equa­dor ajudam a aquecer o resto do planeta e transportam poeira e areia por todo o glo­bo. Os ventos provenientes dos oceanos car­regam a umidade através dos continentes, criando chuva e neve.

O ar se movimenta porque o sol aquece a Terra de maneira irregular. A atmosfera re­cebe pouco calor diretamente do sol: ele aquece a Terra, e ela, por sua vez, irradia o calor para o ar. Ao se aquecer, o ar sobe. Isto cria sob ele uma área de baixa pressão, que absorve o ar mais frio de um local em que a Terra não absorveu tanto calor do sol, ou não o irradiou tanto para a atmosfera.

Esse movimento pode ocorrer em diversos níveis. Em escala local, o ar que se desloca entre um lago e sua praia arenosa cria uma brisa suave. Em escala global, o ar que se desloca do quente equador para os frios pó­los cria a circulação geral da atmosfera.

Tags: atmosfera, Terra, Planeta Terra, ventos alísios, irradiação.

Mais clima

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com