A formação dos Andes



Quando a placa de Nazca mergulhou sob a América do Sul, na fossa ao longo da margem ocidental daquele continente, ela não derreteu tranqüilamente: ela fez a borda do continen­te se enrugar, criando um cinturão montanhoso com dobras e falhas. Depois, quando a borda condutora da placa atingiu o manto superaquecido e começou a derreter, o magma bor­bulhou através da crosta continental e se ejetou por diversos vulcões. Um pouco de magma menos denso permaneceu em um imenso reservatório dentro da crosta; à medida que essa rocha liquefeita subiu e lentamente se solidificou, fez soerguer e se deformar a rocha acima dela. Todas essas forças juntas criaram a cadeia montanhosa dos Andes.


Há 140 milhões de anos

A América do Sul e a África se separa­ram; a placa Sul-Americana iniciava sua deriva para o oeste. Quando o con­tinente deslizou sobre a placa de Naz­ca, sua borda oeste se rompeu em dobras montanhosas. Ao largo da cos­ta se formaram vulcões, alimentados pelo magma da placa que afundava.

Há 65 milhões de anos

A placa de Nazca continuou a ser arrastada para baixo; os vulcões resultantes acrescentaram mate­rial à crosta continental. Sob a su­perfície, um imenso poço de magma havia congelado e for­mou a base rochosa dos Andes, arqueando a crosta para cima.

Há 200 milhões de anos

A América do Sul ainda fazia par­te da Pangéia, a massa conglome­rada na qual todos os continentes atuais estiveram um dia unidos.
 
Cordilheira superlativa Com 7.200 quilômetros de extensão, os Andes são uma das mais longas ca­deias de montanhas do mundo. Também estão entre as montanhas mais altas da Terra. Seu pico mais alto é o Monte Acon­cágua, com 6.960 metros. Ao menos 36 outros picos dessa cordilheira ultra­passam 6 mil metros.

Desde 10 milhões de anos atrás Um vulcanismo vigoroso e violentos le­vantamentos da crosta originaram os Andes centrais, onde persistem ainda vulcões e falhas em atividade.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com