O espírito dos porcos



Pesquisas mostram que os bichos são mais espertos do que pensamos - e merecem ser mais bem tratados

Uma experiência da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicada na revista científica Animal behaviour, mostrou que os suínos estão entre os animais mais es­pertos. São capazes de observar um espe­lho, entender que se trata de um reflexo e mover-se de acordo com o que veem na imagem invertida. Isso demonstra não ape­nas que eles têm consciência de si mesmos, mas que, de sua própria posição em relação a outros objetos, conseguem deduzir qual é a melhor atitude a adotar, por exemplo, para encontrar comida.
A experiência realizada pelos pesqui­sadores de Cambridge  é bastante sim­ples. Porcos jovens, com apenas quatro a oito semanas de vida, que nunca haviam visto um espelho, foram divididos em dois grupos. Parte foi posta num cercado com um espelho por cinco horas; parte foi mantida longe de qualquer espelho. Em seguida, os porcos dos dois grupos foram soltos um a um em um cubículo com um prato de comida escondido por uma parede e visível apenas pelo refle­xo de um espelho (como na ilustração abaixo). Aqueles que já sabiam o que era um espelho encontraram rapidamente a comida atrás da parede, por saber que o que viam no espelho era um reflexo do prato real; aqueles que nunca haviam visto um espelho tentavam encontrar a comida atrás dele, tomando o reflexo pela imagem verdadeira. Para assegurar que os porcos não estavam se orientando pelo olfato, um ventilador espalhava o odor da comida por todo o espaço.

O objetivo da pesquisa comandada pelo professor Donald Broom, do Centro de Antrozoologia e Bem-Estar Animal de Cambridge, era mostrar que esses animais criados pelo homem em escala industrial têm boa memória e capacidade de raciocinar, e que provavelmente se­frem ao ser submetidos a confinamento, transporte e abate. "Se as pessoas tiverem consciência de como os porcos são 'evoluídos', se comparados aos homens, "talvez tratem melhor esses animais", diz a veterinária brasileira Hilana Sena, uma das coautoras do estudo, hoje trabalhan­do numa empresa particular.

Sabe-se que animais têm algum grau de consciência de si mesmos, mas é difí­cil avaliar até que ponto eles conseguem relacionar essa consciência com as situa­ções e com os objetos que os cercam. Nos últimos anos, uma série de estudos tem mostrado que essa capacidade é maior do que se imaginava. Experiências com es­pelhos e diferentes espécies, como chim­panzés, golfinhos, elefantes e certas aves, mostraram que esses animais são capazes de entender que estão diante da própria imagem refletida. Crianças com menos de 1 ano se reconhecem num espelho, mas em geral elas contam com a ajuda dos pais para lhes ensinar esse "segredo", o que dificulta a tarefa dos cientistas de determinar a idade exata com que o ser humano adquire essa capacidade.

Os estudos específicos com porcos mostram que eles são capazes de com­portamentos complexos. Conseguem, por exemplo, memorizar onde encontrar comida, o tipo de comida e até a quan­tidade restante - e deixam de ir a locais onde o estoque de alimento não vale a visita. Essas demonstrações de inteligên­cia não chegam a ser inquietantes para os fazendeiros, como na história de Orwell [ A Revolução dos Bichos, George Orwell - (1903-1950)], mas podem ser um bom motivo para eles cuidarem melhor dos chiqueiros.

[Época]

Você poderá gostar também:

A história dos três porquinhos
A Revolução dos Bichos - George Orwell
O que é espírito de porco?
Células de fígado humano são criadas em laboratório por cientistas
Córnea feita de colágeno restaura visão em pacientes
Uso de sapatos tipo "salto agulha", prujudica a circulação
O que é demência?
Varizes: o que são e como tratá-las?
O que é trombose?
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com