Barramentos: o que são e para que servem?



  Na placa mãe também estão presentes os Barramentos para a conexões de placas (vídeo, áudio, modem, rede, etc.).

Mas o que são esses Barramentos?


O Microprocessador dos seu Sistema Operacional precisa "conversar" com os demais componentes da Placa-Mãe do Sistema.

Isso se dá por intermédio de "Caminhos Eletrônicos" presentes na Placa-Mãe, representados por linhas douradas brilhantes que ligam os Circuitos Eletrônicos.

As Malhas formadas por essas trilhas de metal compõem o que comumente referenciamos como Barramento.

Os Slots nada mais são do que encaixes para que conexões entre placas presentes no Sistema Computacional utilizem determinados Padrões de Barramentos.
Os principais Barramentos são:

ISA

O Padrão ISA (Industry Standard Architecture) origina-se dos primeiros computadores IBM-PC-AT e é capaz de executar Transferência de Dados de 8 ou 16 Bits operando a 8 MHz. São eles:

ISA 8 Bits

O slot ISA ( Industry Standard Architecture ) foi criado para o primeiro microcomputador IBM PC-XT ( 8088) com a finalidade de possibilitar o uso de placas periféricas (Vídeo CGA, Drives, impressora, etc. ), O primeiro slot ISA tem como característica transmitir dados a uma velocidade de 8 MHz, 8 bits e taxa de transferência de 8 MB/s.

ISA 16 Bits

Com o nascimento do PC-AT ( 80286) o sIot ISA teve um avanço considerável, pois como microprocessador 80286 trabalha com 16 bits e o seu barramento de comunicação externa também tinha de acompanhar o microprocessador, ou seja, o slot ISA passou de 8 para 16 Bits com o acréscimo de mais pinos e sinais no conector, transformando o slot ISA em 16 Bits, porém, com a mesma velocidade 8 MHz e taxa de transferência de 8 MB/s. O slot ISA 16Bits trabalha em conjunto com o ISA 8 Bits, ou seja, uma placa ISA ( não é mais necessário dizer os bits ) usa os dois slots, esta evolução permitiu um avanço no desempenho da placa de vídeo com a criação do padrão VGA.

Apesar de aparentemente estar aquém dos equipamentos mais modernos, este padrão ainda é viável para a conexão de Placas de Áudio, Modems e outros Dispositivos que não demandam grandes pré-requisitos de desempenho.

MCA

Foi um barramento de 32 bits com clock de 10 MHz criado pela IBM por volta dos anos 80 para os computadores IBM PS/2 que deveriam ser os substitutos do IBM PC-A T, ele apesar de ser 2,5 mais rápido que o barramento ISA não se difundiu além dos microcomputadores IBM por que os outros fabricantes não podiam produzir placas para o MCI e nem placas motherboard com o slot MCI ( Micro Channel Architecture ) tomando-o muito caro para o usuário final que tinha que subordinado à IBM.

SLOTE ISA

O barramento EISA foi desenvolvido por varias empresas líderes na fabricação de hardware para PCs tomando-se o segundo barramento mais popular dos anos 80. Sua maior vantagem era manter a compatibilidade com o barramento ISA e ainda permitir a conexão de placas de expansão EISA, ele também operava em 32 bits tomando-o mais de duas vezes mais veloz que o barramento ISA e tinha uma especie de Plug and play que reconhecia as placas automaticamente, um slot EISA pode operar com dois tipos de placas:

-Placas ISA de 8 ou 16 bits, operando com 8 MHz*
-Placas EISA de 32 bits, operando com 8 MHz *

*0 clock de 8 MHz foi mantido para permitir a compatibilidade com o barramento ISA.

Este barramento era muito avançado para a sua época sendo muito utilizado em caros sistemas de rede ( Servidores de arquivos, placas de rede e placas controladoras SCSI de alto desempenho).

Na metade dos anos 90 ele foi caindo em desuso pois foi substituído por outros barramentos mais populares e modernos.
 
VLBUS

O Padrão VLBUS (VESA Local Bus), desenvolvido por um grupo de fabricantes denominado Vídeo Eletrônic Standards Association, surgiu logo a seguir como uma opção para acomodar periféricos (especialmente Placas Controladoras de Vídeo e de Discos) capazes de executar Transferências de Dados de 32 Bits.

Este padrão permaneceu durante muitos anos como uma alternativa excelente e barata para viabilizar a melhoria da Performance do Sistema Computacional como um todo.

PCI

O barramento PCI, o qual está muito difundido é amplamente utilizado e está prestes a sepultar de vez o barramento ISA. Já é comum encontrar placas de som e modems que fazem uso do PCI. Território até então, dominado pelo barramento ISA. A grande vantagem é a taxa da transferência de dados.

O barramento PCI são os slots (encaixes para placas) brancos (cor padrão) da placa mãe. Possuem uma taxa de transferência de 32 bits e 64 bits à uma velocidade de 33 e 66 MHz.

A velocidade do barramento ISA é 8MHz com uma largura de banda de dados de dados de 16 bits. Se tivermos um computador com freqüência de operação de 66MHz (velocidade do barramento externo), teremos 8.000.000 x 16/8 = 16 MB/S. Confira a tabela para saber mais sobre velocidades de transferência do barramento PCl.

AGP

O barramento AGP (Accelerated Graphics Port) é um novo padrão de barramento desenvolvido pela Intel e que já está sendo utilizado por algumas placas-mãe. Trata-se de um slot a parte e sem qualquer envolvimento com os slots PCI e ISA do micro, para ser utilizado exclusivamente por placas de vídeo 3D.

O slot PCI, tradicionalmente utilizado por placas de vídeo, oferece uma taxa de transferência típica de 132 MB/s. Esta taxa é alta, porém lenta para aplicações gráficas 3D. Neste tipo de aplicação, além dos pontos, outros dois tipos de dados são armazenados na memória de vídeo: elemento z (que armazena a informação de profundidade) e texturas ("superfícies" das imagens 3D).

As placas de vídeo 3D que utilizam o slot PCI normalmente são lentas, já que tanto o elemento z quanto as texturas são informações "pesadas". A taxa oferecida pelo slot PCI não é suficiente para o processador acessar rapidamente informações contidas na memória de vídeo, que fisicamente fica na própria placa de vídeo.

No caso do slot AGP, a placa de vídeo passa a armazenar as texturas e o elemento z diretamente na memória RAM do micro. Com isto, o desempenho do vídeo é aumentado consideravelmente, pois o processador consegue acessar a memória RAM a uma taxa de transferência altíssima: 528 MB/s no caso de processadores de 66 MHz (Pentium, Pentium MMX e Pentium 11 até 300MHz - trabalham externamente a 66 MHz).

O barramento AGP oferece um caminho rápido para que placas de vídeo consigam acessar a memória RAM do micro onde, como vimos, informações de vídeo serão armazenadas. A taxa de transferência obtida entre a placa de vídeo e a memória RAM do micro dependerá do modo de operação AGP que estiver sendo utilizado:

• Modo xl: 264 MB/s

• Modo x2: 528 MB/s

• Modo x4: 1 GB/s
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com