Meningite: Viral e Bacteriana



Meningite:

É uma doença que causa a inflamação das meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal). Pode ser causada, por vírus ou bactérias. As meningites virais são as mais leve e seus sintomas são semelhantes aos da gripe e resfriados. Contudo, a bacteriana  que é causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos, é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. É causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). Os humanos são os únicos hospedeiros naturais desta bactéria cujas sequelas podem ser bem variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.

Transmissão:

A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável. A bactéria atinge o sistema circulatório em aproximadamente cinco dias após o contágio. As crianças de até seis anos por não possuirem seus sistemas imunológicos totalmente consolidados, são mais propensas ao contágio. Os idosos e imunodeprimidos fazem parte  também do grupo de risco.

Consequência:

A meningite chega a matar em cerca de 10% dos casos, mas quando atingi a corrente sanguínea, pode chegar a 50% dos casos.

Sintomas:

Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele que no início parecem com picadas de mosquitos, mas que rapidamente aumentam de quantidade e de tamanho. Demonstrando assim, que há muitas bactérias circulando no sangue.

Desenvolvimento da Doença:

A doença tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha (cefalorraquidiano), para identificar se há ou não algum patógeno. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral, mas se for meningite bacteriana, a se usar antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa.

Maior Incidência da Doença:

É maior em países subdesenvolvidos, em áreas com grandes aglomerados populacionais. Isso pode ser justificado pela precariedade dos serviços de saúde, condições de higiene e pela facilidade maior de propagação em locais fechados onde há aglomerados de pessoas. Por causa deste último motivo que geralmente a doença tem maior incidência no inverno.

Prevenção:

Evitar o uso de talheres e copos mal lavados  e utilizados por outras pessoas e ambientes abafados. Essas são algumas formas diminuir as chances de contágio.

 Nunca use remédios sem a devida prescrição médica.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com